Usinas exigem maior proteção

No dia 11 de março, aconteceu no Japão um terremoto de grande magnitude. Devido ao tsunami causado, a usina nuclear de Fukushima sofreu graves problemas, entre eles o vazamento de material radioativo.

Segundo o pesquisador Luís Antônio Terremoto, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), “o projeto das usinas previa que, além de suportarem um terremoto de magnitude elevada, as usinas deveriam resistir a uma tsunami com até 6 metros. Entretanto, a altura da tsunami atingiu cerca de 10 metros. A devastação causada (…) afetou severamente todos os geradores movidos a óleo diesel, tornando-os completamente inoperantes.” Os geradores forneciam energia elétrica para os circuitos de refrigeração, com o objetivo de remover o calor dos produtos radioativos.

O principal efeito de um superaquecimento dos reatores nucleares da usina é a liberação ainda maior de material radioativo para o meio ambiente. De acordo com Luís, nas usinas 1, 2 e 3, cujos circuitos de refrigeração sofreram mais danos, “a temperatura do combustível nuclear aumentou até atingir valores consideravelmente maiores do que os especificados em projeto, situação na qual ocorreu degradação do cerne do reator” . Esse aquecimento provocou as explosões químicas nas usinas 1 e 3, durante uma operação para liberação controlada de vapor de água, que procurava evitar aumento excessivo de pressão no núcleo do reator.

“Além destes eventos nas usinas 1, 2 e 3, também ocorreu na usina 4 uma explosão de hidrogênio que foi gerado em decorrência de pane na refrigeração da piscina do combustível utilizado”, afirma Luís. Essa explosão pode ter dado origem a um incêndio de duas horas, que atingiu diretamente os elementos combustíveis na piscina, fato que também pode ter contribuído para a liberação de produtos radioativos voláteis para o meio ambiente.

Recentemente, foi detectada uma rachadura em um dos reatores, que pode ser o motivo para o vazamento de água com altos níveis de radioatividade na região próxima ao reator 2. Ainda não há dados relativos à quantidade de água radioativa descarregada no mar ou aos possíveis danos causados.

Ainda não há nenhuma morte causada diretamente pelo acidente da usina nuclear de Fukushima Daiichi. Para Luís, faltam maiores mecanismos de proteção nas centrais nucleares existentes. Segundo ele, seria interessante a construção de uma pequena central hidroelétrica nas imediações das usinas nucleares, dedicada apenas a fornecer energia elétrica para os equipamentos básicos.