Festival promove ocupação de espaços públicos para prática esportiva

Teve início nesta terça-feira (10), o V Festival Ruas de Esporte, com o objetivo de reclamar o uso responsável dos espaços públicos da cidade para fins esportivos. Desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (Prodhe) do Cepe, o Festival deste ano se divide em quatro etapas, que acontecem em maio e novembro, e atenderão todos os públicos, das crianças à terceira idade.

Em 2011, o Cepe e a Cocesp estabeleceram uma parceria (Coordenadoria do Campus da Capital do Estado de São Paulo) para permitir o uso dos espaços físicos da USP. “O objetivo do evento é pensar a qualificação e o uso responsável e compartilhado do espaço público da USP sem interferir negativamente as atividades da USP”, relata Maykell Araújo Carvalho, membro da PRODHE e um dos organizadores do evento.

As atividades que compõem o festival são diversas e colaborativas “Pensamos o evento como um convite para as pessoas e instituições comporem a programação. Por isso, temos desde capoeira até uma caminhada de autoconhecimento, monitorada por um psicológo”, afirma Carvalho.

Aikido

As pessoas que passaram pelo Portão 1, por volta das 10:30 da terça-feira (10), puderam presenciar a atividade de Aikido, era realizada na frente do Centro de Informações Visitantes. A atividade acontecia ao ar livre.

Para Carvalho, que acompanhava a atividade e dava orientações para as crianças, o mote do evento envolve o fortalecimento da cidadania e a corresponsabilização das áreas públicas. “Este o legado que queremos deixar nas pessoas”, conclui.