Diretor do Cepeusp prevê grande revitalização

“Eu não consigo ver uma obra nesse ano ainda, mas, no ano que vem, vai explodir um monte”, diz Carlos Bezerra

Quadras do Cepeusp estão interditadas desde 28 de agosto; finalização da reforma está prevista para o dia 1º de outubro (foto: Pedro Gallo)
Em entrevista, o diretor do Centro de Práticas Esportivas da USP, Carlos Bezerra, e seu assessor de obras e reformas, Antônio Feliciano, afirmaram que os planos para a revitalização do complexo esportivo, que abrangem desde vestiários até os módulos, estarão à toda em 2012, embora muitas delas sejam retardadas por processos burocráticos.

A reforma das quadras quatro e cinco do Cepe já começou. De acordo com Bezerra, as quadras do número quatro ao nove serão reformadas. O motivo não é somente a simples manutenção do piso, envolve também a reforma da inclinação do plano em que estão (necessária para a drenagem), que, por elevar minimamente a altura da rede, gerava reclamação de alguns usuários. A ideia é que após o término das quadras quatro e cinco, comece a reforma das seis e sete e assim sucessivamente até todas serem reformadas e reajustadas. Como as quadras um, dois e três foram feitas com a inclinação lateral, padrão, não serão reformadas por enquanto.

A obra está dentro do prazo e tem término previsto para o dia primeiro de outubro. “É possível ficar dentro do prazo, agora está na fase final. Se essa semana deixarem pronta, só falta pintar e a pintura são dois, três, dias”, diz Feliciano, que ainda fez uma ressalva considerando que as obras estão à mercê do tempo; havendo chuva, pode ser que se atrasem em uma semana.

Lanchonete

Além das quadras de tênis, Bezerra falou também sobre os planos para a nova lanchonete, que ainda se encontra em estado licitatório. “O Cepeusp é carente de um centro de vivência, onde você possa acessar um note, onde você possa sentar, conversar, tomar um café. Portanto, licitamos de uma forma diferente: o vencedor vai construir a lanchonete e vai construir o centro de vivência junto.” Para reduzir os gastos do Cepe com a readequação do espaço, o contrato com a vencedora será diferente: a empresa custeia a obra e depois dilui o investimento na isenção da taxa administrativa. A empresa terá o direito de utilização do espaço durante um período (que irá variar proporcionalmente ao valor da obra) e após esse período ela pagará essa taxa.

2012

O diretor falou ainda das perspectivas para 2012, que “vai ser o início de tudo”. Bezerra informou que estão em licitação a pista de atletismo, os vestiários das piscinas e o “pontão” local de acesso à água da raia olímpica: “isso é imediato, não tem desculpa, o dinheiro está todo aqui”. Uma particularidade da reforma dos vestiários das piscinas é a ideia de mudar o local de sua entrada, permitindo o acesso também a quem não vai à piscina.

Outra área que será revitalizada serão os módulos. A particularidade é que essa reforma faz parte do plano diretor da Faculdade de Educação, uma vez que os alunos da Escola de Aplicação utilizam essas quadras para recreação e atividades esportivas. Será criado um anexo, onde ficarão as áreas de luta e ginástica, permitindo uma expansão das quadras poliesportivas para o local em que essas outras modalidades eram praticadas.

“Todos os recursos já estão disponíveis para essas obras”, diz Feliciano. Contudo, ele explica que o tempo até que as obras saiam do papel pode ser longo. “Agora, provavelmente, estão aguardando a finalização de projetos e, assim que essa parte estiver pronta, entrarão com processo licitatório. Em seis a oito meses devem iniciar as obras.”