Equipes da FEA seguem confiantes para o Economíadas

Cerca de dez mil pessoas vão se reunir na cidade de Americana para assistir ao Economíadas 2011. Os jogos acontecerão dos dias 12 a 15 de novembro e terão como protagonistas as mesmas faculdades que já competiram nos últimos anos: FEA-USP, ESPM, PUC, FGV, Mackenzie, Insper, Fecap e Unicamp. O preço dos pacotes varia entre R$225 e R$295 para a torcida da FEA, que estima levar mil pessoas, incluindo os atletas feanos que vão competir, que serão entre 300 e 350.

Americana fica a aproximadamente 130km de São Paulo e é sede do Economíadas pela terceira vez seguida. De acordo com as lideranças da Atlética, a cidade tem uma estrutura esportiva “muito boa”. Só o seu centro cívico já concentra a piscina, o campo de futebol e as quadras de vôlei e basquete, além do lugar para as lutas e para o tênis de mesa.

Conseguir uma cidade que aceite os jogos é a maior dificuldade para a organização, o que é um problema comum a todos os Inters. “Depende de muitas coisas: da política, da estrutura esportiva da cidade. Nem todos os jogos universitários são vistos com bons olhos pela administração das cidades”, aponta Tais Okamoto, presidente da Atlética FEA.  No entanto ela mesma afirma que Americana tem sido “bem receptiva”.

Além desse obstáculo, a falta de contribuição por parte da Universidade é outra das principais queixas dos atletas. O investimento para organizar a competição provém principalmente das Atléticas. O Economíadas é composto pelas oito Atléticas participantes mais o presidente dessa liga, cargo de mandato anual que é ocupado atualmente por um aluno do Mackenzie. É o presidente quem coordena todos os esforços das uniões, que procuram suas próprias fontes de financiamento.

No caso da Atlética FEA, as festas são o principal recurso, e eles têm uma empresa contratada para fazer essas festas: a Arena, que ao mesmo tempo agiliza o contato com os deputados, prefeitos ou outras autoridades das cidades onde se planejam os eventos esportivos. A Atlética igualmente promove eventos para os quais busca patrocínios, com o objetivo de diminuir os gastos ou até ter lucro.

Preparação dos times

Desde fevereiro as equipes estiveram treinando com foco principalmente no Interusp. Terminada a competição, as atenções voltaram-se totalmente para o Economíadas. Vários  atletas perderam no Interusp e agora estão motivados para ganhar. “A gente não conseguiu ganhar no Interusp, mas o time teve bons resultados nesse ano e agora tem confiança de ser campeão”, diz Damião Tavares, membro do time de futebol de campo e que também participa da equipe de tênis masculino. Essa foi justamente a única modalidade em que a FEA ficou em primeiro lugar no Interusp. “Agora a gente até tem mais atletas que entraram para a equipe, e eles são muito bons”, adiciona Damião.

Essa motivação também está presente entre a torcida, que até ajuda a cantar a música da bateria da FEA. Para essa edição do Economíadas, a bateria preparou um novo hino que parodia um cantor de sertanejo, com o objetivo de motivar os torcedores. O mestre Ito explica: “a bateria é o coração da torcida”.