Cidade Universitária possui novo sistema de ambulâncias

O campus conta com um novo serviço de atendimento de emergência e remoção de pessoas. O serviço, que funciona desde o dia 27 de fevereiro, consiste em uma ambulância com motorista e enfermeiro, e é uma reivindicação antiga da comunidade, e faz atendimentos de socorro e remoções até o Hospital Universitário (HU).

A parceria é entre a Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) e o HU, e complementa os outros serviços de saúde presentes no campus, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou o Corpo de Bombeiros. O HU tem três ambulâncias próprias e independentes, que não são autorizadas para resgate de pessoas acidentadas. “Ao mesmo tempo, o SAMU se responsabiliza por resgates mais complexos. O novo serviço fará atendimentos mais simples, como resgatar pessoas que passaram mal após beber, algo que não exige cuidados muito complexos no local”, diz Gustavo Albuquerque, assistente técnico da superintendência do HU. O primeiro registro de uso da nova ambulância é do dia 20 de março, quase um mês após a sua implantação.

Em abril de 2011, um funcionário do Instituto de Física infartou enquanto jogava futebol no Cepe (Centro de Práticas Esportivas da USP). As testemunhas dizem que não houve atendimento médico ou de ambulância no momento. A Cocesp afirma que o funcionário foi socorrido por uma ambulância de empresa contratada que estava de prontidão no local, mas nega a ligação entre a morte do funcionário e a criação do serviço. Segundo o órgão, naquela época o processo já estava em processo de licitação. A nova ambulância fica de prontidão 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana, mas atende somente dentro da Cidade Universitária. Para acioná-la, os telefones são (11) 3091.3222 ou (11) 3091-4222.