CoCEx apresenta regulamentação para Empresas Juniores

Por uma resolução do CoCEx (Conselho de Cultura e Extensão Universitária) a Pró-reitoria tem por objetivo implantar uma regulamentação única para todas as empresas juniores da USP neste ano de 2012. Por meio de um documento composto por 13 artigos ela deseja padronizar as exigências para todas juniores que desejem funcionar a partir deste ano.

Dentre as propostas existentes no documento estão ações já exercidas por algumas das empresas, como o envio de relatórios financeiros e acadêmicos, para mostrar que estão fazendo algo para os alunos e não para lucro, além de mostrar que têm utilidade no ambiente universitário; exigir o acompanhamento de um professor nos projetos exercidos pela junior; entre outros.

Mas a maior insatisfação por parte dos gestores das empresas juniores é o fato de que essas resoluções feitas pela reitoria não tiveram a participação deles. “Em todos esses anos não vieram atrás das pessoas das juniores pra tentar conhecer o que fazem e como fazem, se nós não tivéssemos ido atrás e descoberto, essas regulamentações seriam impostas para nós, pois são resoluções da USP”, diz Igor Colombo, diretor presidente da IAG Jr e Diretor Administrativo do Núcleo USP Jr, e acrescenta: “Muitas dessas exigências são um atraso, podem fazer com que a empresa deixe de crescer”.

Essa falta de informações a respeito da regulamentação unificada é algo que Charles Rafael Asakawa Novais, presidente da EEFUSP (Empresa Júnior da Escola de Educação Física e Esporte), também ressaltou, “Não estavamos sabendo dessas regulamentações por parte da reitoria, só soubemos pelo Núcleo (Núcleo USP Jr). Acredito que tem que ser algo mais gradativo, que acompanhe as juniores, senão só atrapalha”.

Na resolução consta também que todos os professores deverão ter o “cert”, uma autorização da Comissão Especial de Regime de Trabalho para prestar consultoria. Mas para obter o cert são necessários diversos requisitos, que alguns professores não possuem ou, se possuem, simplesmente não desejam ter o cert, ocasionando mais um problema para as empresas juniores, que não tem como fazer nenhuma atividade ou projeto sem professores que tenham essa licença.

A institucionalização dessas requisições feitas pela reitoria ainda não foi aconteceu. No dia 14 de abril as juniores irão se encontrar para unificar suas propostas de modificação no documento.