Haddad lidera na USP com 25% das intenções de voto

Favorito na cidade, Celso Russomanno tem 5% dos votos na universidade

O Jornal do Campus, em parceria com o instituto Datafolha, concluiu na última semana a pesquisa de intenção de voto para prefeito nas unidades da USP em São Paulo. A sondagem revela que 25% dos alunos, professores e funcionários entrevistados votariam hoje no candidato do PT, Fernando Haddad. José Serra, do PSDB, aparece em segundo lugar com 15%. Carlos Gianazzi (PSOL) tem 9% e divide o terceiro lugar com Soninha (PPS) e Gabriel Chalita (PMDB), que têm 8% cada. Celso Russomanno (PRB), que lidera na cidade com 30%, aparece na universidade com 5%.

Infográfico: Mariana Zito

A candidata Ana Luiza (PSTU) tem 2% das intenções de voto, enquanto Paulinho da Força (PDT), Anaí Caproni (PCO), Eymael (PSDC), Miguel (PPL) e Levy Fidelix (PRTB) foram citados mas não atingiram 1%. Um quinto dos eleitores dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados. São 7% os que não souberam responder.

A pesquisa também mensurou a aprovação dos governos Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab em meio à comunidade universitária. O governo da presidente é considerado ótimo ou bom por 44% dos membros da USP. A mesma parcela (42%) considera a gestão do PT como regular e 12% a classificam como ruim ou péssima. Para 20%, a administração do governador Geraldo Alckmin é ótima ou boa, índice menor do que o dos que o consideram regular (35%) e ruim ou péssimo (42%). O prefeito Gilberto Kassab tem a pior avaliação entre as três esferas de governo. Dois em cada três (65%) membros da USP na cidade avaliam sua gestão como ruim ou péssima. Entre os alunos da Faculdade de Direito, 79% desaprovam o governo Kassab.

Foram ouvidos 1003 entrevistados, de 16 anos ou mais, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2012, em 29 faculdades ou institutos da USP na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.