Ciências Humanas premiadas

A Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) realizou a entrega do Prêmio Ortega y Gasset na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin do campus universitário. O prêmio é voltado para trabalhos inéditos de mestrado e doutorado produzidos por docentes e estudantes na área de Ciências Humanas e vinculados à Universidade. Letícia de Oliveira Raymundo, orientada pela professora Iris Kantor, levou o primeiro lugar com seu mestrado em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Letícia elaborou sua dissertação a partir do interesse por aprofundar a análise das propostas da figura histórica de José Bonifácio de Andrada e Silva e de compreender as concepções de mestiçagem expressas por ele durante sua trajetória intelectual. Assim surgiu o mestrado denominado Legislar, amalgamar, civilizar: a mestiçagem em José Bonifácio de Andrada e Silva. Para a pesquisadora, “O mestrado permitiu compreender que, embora José Bonifácio entendesse a mestiçagem como um instrumento para a integração social de brancos pobres, indígenas, afrodescendentes e mestiços, essa integração não era acompanhada pela generalização dos direitos políticos.”
O segundo colocado do prêmio bianual foi Luiz Roberto Takayama, pelo doutorado que trata do cinema e da pintura na obra de Robert Bresson. A Menção Honrosa foi para Gustavo Rodrigues Mesquita e seu doutorado sobre o projeto regionalista de Gilberto Freyre e o Estado Novo.
O Prêmio Ortega y Gasset é fruto de uma parceria entre a USP e o Banco Santander e concede R$35.000 para o 1º lugar, R$20.000 para o 2º e R$10.000 para a Menção Honrosa. Questionada sobre os objetivos de incentivar e promover a pesquisa científica e cultural na área de Ciências Humanas, mesmo em meio aos inúmeros pesquisadores da Universidade, Letícia disse que, “Iniciativas como esta contribuem para promover o reconhecimento do trabalho de pesquisa. Sem dúvidas, o Prêmio é um estímulo aos pesquisadores, não apenas pelo fator financeiro, mas também pela visibilidade que confere à pesquisa.”

Outros projetos
A cerimônia do dia 22 de novembro apresentou também a seleção dos Editais Especiais de 2012. Foram 129 projetos contemplados nas áreas de Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural, Memória e Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão, aos quais a PRCEU destinará R$17,2 milhões.
O projeto da Tenda Ortega y Gasset, espaço de cultura da USP previsto para março de 2013, foi assunto ao fim da entrega dos prêmios. A Tenda será construída pela Associação Casa Azul, responsável pela Feira de Literatura Internacional de Paraty (FLIP). O arquiteto André Leirner exibiu alguns croquis e imagens da tenda. Ele explicou que o espaço deverá ser apropriado pelos usuários para ampliar o diálogo entre universidade e sociedade, além de abrigar debates e encontros interdisciplinares e artísticos. Detalhes mais técnicos e oficiais sobre o projeto e seu tempo de permanência na Praça do Relógio ainda não foram especificados.

Letícia de Oliveira (centro), primeiro lugar no Prêmio (Foto: Gabriel Roca)