Ciclismo e natação promovem integração em unidades do interior

Nos últimos finais de semana, duas atividades esportivas marcaram os campi da USP de São Carlos e de Ribeirão Preto. No dia 7, aconteceu o Pedala USP, que chegou em sua 3ª edição em São Carlos. O evento é uma iniciativa da Prefeitura do Campus, realizado através da Superintendência de Cultura e Extensão e do USP Recicla.

Para Marco Antônio Oliveira, um dos organizadores do Pedala USP, o evento ocorreu em um dia com clima agradável e propício para a realização de atividade física ao ar livre. Com um total de 435 inscrições feitas antecipadamente, o passeio foi bem organizado e garantiu tranquilidade e segurança a todos. O público presenciou uma demonstração de bikes elétricas, além de um alongamento conjunto e sorteios de brindes aos final do evento.

Jonatas Marques foi um dos participantes do passeio e comentou sobre a importância de atividades como essa. “Eu pedalo há um ano em São Carlos e sinto falta de boas condições de trânsito para bicicletas. O evento foi ótimo para colocar em evidência que existem pessoas na cidade com muita vontade de pedalar, não somente como esporte e lazer, mas também como meio de transporte.”, conta. Ele ainda ressaltou que existe a possibilidade de se locomover pela cidade por meio das bikes, mas que ainda falta investimento em estrutura básica para atender esse anseio dos cidadãos, como banheiros com chuveiro, ciclo faixas e educação no trânsito para ciclistas e motoristas.

De acordo com Oliveira, a iniciativa é um incentivo à educação socioambiental na cidade. “Queremos que as pessoas vejam na bike uma alternativa para resolverem os problemas da mobilidade sustentável, que o público da cidade veja o movimento e tenha consciência da necessidade de dar suporte para que a bike seja cada vez mais usada no dia a dia.”, diz.

Além da questão sustentável, o organizador vê no evento uma oportunidade de integrar a comunidade universitária com a população de São Carlos. “Isso tem se consolidado a cada ano, tivemos a participação de pessoas de toda faixa etária e todos convivendo em perfeita harmonia.”

Natação é destaque em riberão preto

Outro evento que promoveu integração através da atividade física foi o 1º Torneio Universitário de Natação organizado pela CEFER (Centro de Educação Física, Esportes e Recreação), no último dia 13, em Ribeirão Preto.

De acordo com Leonardo Souza, um dos responsáveis pelo evento, a natação é uma modalidade muito praticada no Campus. Além desse torneio, está programado para novembro deste ano o 2º Revezamento Aquático do CEFER. De acordo com Leonardo Souza, a expectativa dos organizadores é que esse primeiro torneio de natação se torne uma referência na USP e na região.

O estudante Leonardo Peixoto, que competiu no torneio, elogiou a organização da competição. “Apesar da chuva, o que não é comum em Ribeirão, o torneio foi um sucesso. Creio que tudo durou cerca de quatro horas, entre aquecimento, provas e premiações.”, conta Peixoto.

A competição teve a participação de 55 atletas, com equipes de cursos como Direito, Medicina e Farmácia, além de funcionários do CEFER, docentes e atletas avulsos. O torneio teve provas rápidas em todas as modalidades de nado nos 50 metros, além de algumas outras, como 100 metros livre e medley.

Para Peixoto, eventos como esse são essenciais para os esportes individuais. “O atleta precisa ter seu espaço para que possa superar limites e se sentir motivado. Além disso, eu creio que o esporte seja fundamental na complementação de atividades acadêmicas. É um meio de eliminar um pouco da tensão do dia-a-dia”, diz.