Dossiê listará falhas em prédio histórico

Alunos da Faculdade de Direito da USP estão empenhados, desde o dia 19 de março, a em executar o projeto “Dossiê SanFran”, que irá documentar as precariedades do Edifício Histórico localizado no Largo São Francisco. Iniciativa do Centro Acadêmico XI de Agosto, a intenção é que o dossiê crie um “uma ponte entre quem sabe quais são os problemas e quem pode fazer alguma coisa sobre isso”, explica Julio Barboza, tesoureiro do XI. Também “tornar claro para o novo diretor quais são as principais necessidades da Faculdade em relação à Estrutura Física”, especifica o graduando Felipe Dias Gonçalves.

Previsto para estar completo em agosto deste ano, o documento irá compilar, com fotos e descrições, problemas estruturais, elétricos e de acabamento. O projeto será então entregue para a direção da Faculdade.

Foto: Marina Vieira Souza
Inaugurado em 1934, o prédio tem diversos problemas estruturais

O levantamento serve também para que os alunos tomem consciência do espaço que utilizam. “Se a gente não tem a mínima ideia do que a gente quer, como vamos reinvidicar?” aponta Barboza. Já na reunião de lançamento, alunos reclamaram da falta de áreas de convivência e salas sem cadeiras próximas ao professor, dificultando o entendimento da aula. Ronaldo José da Silva afirmou na reunião de lançamento que “do 1º ao 5º ano os alunos têm diminuído a quantidade de horas na sala de estudos, insatisfeitos”. Para ele, “isso é reflexo da estrutura física”.

O tesoureiro do CA acredita que a iniciativa tinha que vir mesmo dos estudantes. “Estou aqui há três anos e são os mesmos problemas que vejo desde o primeiro dia de aula”, relata. Conscientes de que esse é o primeiro passo para a efetiva melhora do espaço físico da Faculdade, sendo que os outros serão dados em conjunto com a administração e profissionais capacitados – especialmente por se tratar de uma construção tombada como patrimônio histórico do Estado -, serão realizadas reuniões abertas a cada quinze dias para levar o projeto adiante. O CA também criou uma página no Facebook para receber contribuições e divulgar atualizações, que pode ser acessada através do link http://www.facebook.com/DossieSanfran.