ComArte e Edusp lançam livros raros

A Reserva Literária, um projeto da Edusp com a ComArte, editora-laboratório do curso de Editoração, propõe-se a resgastar obras brasileiras esquecidas e tiradas de circulação. Na semana que vem, dia 29 de outubro, será realizado o lançamento dos três primeiros volumes da coleção na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

São escolhidas obras de valor artístico permanente escritas por autores célebres, mas que tiveram poucas edições e acabaram retiradas de circulação. O lançamento irá apresentar Contos Cariocas, de Artur Azevedo; Marta, de Medeiros e Albuquerque; e Mau olhado, de Veiga Miranda. A seleção dos livros é feita pelo professor José de Paula Ramos Júnior, professor de Introdução à Ecdótica, disciplina integrante do projeto. A produção continua no Laboratório de Produção Editorial II, ministrada por Plínio Martins Filho.

“A turma matriculada se divide em três frentes: administrativa, comercial e editorial”, conta Gabriela Ubrig Tonelli, aluna da atual turma integrante do projeto. O professor De Paula explica que os graduandos preparam o texto que será publicado, além de criar todos os paratextos editoriais, como comentários, prefácios, epílogos e notas sobre o autor .

Segundo o professor, os resultados do projeto são frutos da dedicação e empenho dos estudantes. André Saretto, também da turma de Gabriela, realça a necessidade de integração da sala para esta concretização. “Um depende do outro nessa realização, se uma pessoa falha prejudica o andamento do projeto inteiro”, explica.

O livro trabalhado pela turma de 2013 é Navios Iluminados, de Ranulpho Prata, e tem previsão de lançamento para o primeiro semestre do ano que vem. Além da edição de novos livros, versões digitais serão desenvolvidas pelo projeto.