Apesar de acordo, NCN segue ameaçado

Insegurança pelo espaço e proximidade do recesso escolar impulsionam atividades do Núcleo de Consciência Negra

a tarde do último dia 24 de outubro, tapumes foram postos em torno do Núcleo de Consciência Negra da USP em razão das obras em curso no espaço anexo. A interdição do local ocorreu de forma inesperada, surpreendendo quem assistia a aulas no local. Minutos depois, estudantes e colaboradores do núcleo se mobilizaram e impediram a permanência dos tapumes.
Com 26 anos de existência, o NCN nunca teve seu espaço garantido dentro da universidade. No último dia 25 de outubro o setor de imprensa da reitoria emitiu uma nota garantindo a “continuidade de utilização do espaço, ora em uso pelo citado Núcleo”. Entretanto os membros da entidade ainda temem a destruição da construção, uma vez que não há garantia concreta da permanência no local atual. Segundo o colaborador do NCN, Ederson Martins, “a gente mandou um oficio pra reitoria e recebemos uma carta do Rodas afirmando que não iria mexer nos nossos espaços. Mas não tinha nenhuma assinatura, nenhuma garantia.”
Segundo Ederson o recesso escolar é um problema: “O canil e a vivência da FEA, que era aqui do lado, foram ambos demolidos em período de férias. Por isso nós estamos preocupados com o núcleo”. Assim, o núcleo está preparando um calendário de eventos para garantir o uso das instalações após o término do semestre letivo. “Estamos organizando algumas atividades aqui, para garantir que haja pessoas que fiquem de vigília” diz.
O Núcleo engloba diversos espaços, entre eles locais de convivência, algumas salas de aula na sede e uma na FFLCH. Esta última é única garantida oficialmente mas não comporta as necessidades da entidade. Anualmente são organizadas duas turmas de cursinho preparatório para o vestibular, cujo público alvo é população carente da região. Outras atividades educacionais também ocorrem no decorrer do ano, como cursos de línguas e eventos que promovem a cultura negra.
Com a proximidade do dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a entidade organizou diversos eventos que promovem a luta pela inclusão social da população afrodescendente. As atividades acontecerão durante todo o mês.