Vigilante é ferido durante assalto na ECA

Após agredirem aluno, assaltantes notaram a presença do segurança terceirizado e dispararam, antingindo-o no joelho

Na última quinta-feira, 20 de março, uma tentativa de roubo terminou com tiros e um vigilante ferido após festa na Escola de Comunicações e Artes (ECA). O tradicional happy hour, conhecido como Quinta i Breja (QiB), registrou diversos furtos e tentativas de assalto nos últimos meses.
Segundo relatório da empresa de segurança Evik, onde trabalha o segurança ferido, três suspeitos desceram de um táxi no estacionamento atrás do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), por volta das 23h40, e abordaram, com arma em punho, o estudante Dante Cabelho Passarini. O aluno foi agredido com coronhadas. O vigilante Valdivino Deodato percebeu a agressão e foi surpreendido pela ação dos bandidos, que fizeram dois disparos contra ele quando notaram sua intenção de alertar a segurança. Um dos tiros acertou Deodato no joelho direito.
Após efetuarem os disparos, os assaltantes correram em direção à Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, furtaram um carro estacionado e fugiram. A Política Militar e a Guarda Universitária foram acionadas e a ocorrência foi registrado no 91ª Distrito da Vila Leopoldina. Levado ao Hospital Universitário, Deodato recebeu tratamento médico mas já voltou ao trabalho esta semana.
“A ação do vigilante baleado foi adequada para o momento pois poderia ter ocorrido também um sequestro relâmpago”, afirma o supervisor de segurança da ECA no período noturno, Wanderlei Magalhães. Para ele, as festas se tornaram um ambiente de relaxamento para os estudantes, o que os torna alvo fácil para os assaltantes. “A organização das festas deve cuidar do acesso de pessoas”, avalia.
Segundo outro vigilante da ECA, que preferiu não se identificar, não há proteção para o trabalho dos vigias. “Qual a nossa segurança aqui? Um rádio?”, questiona. Para ele, o número de roubos e furtos é abafado na Universidade. “Tem muito funcionário de vigilância que trabalha com medo, principalmente próximo às saídas da São Remo e da Vila Indiana”.
O ocorrido reacende a discussão sobre segurança no campus. Em setembro de 2012, a onda de assaltos levou a ECAtlética a parar de organizar a QiB, que acontece no espaço em frente à vivência da unidade, na área conhecida como “Prainha”. Para o presidente da ECAtlética, Gustavo Pessuti, não há relação entre este assalto e o happy hour. Segundo ele, não houve ocorrências durante as festas neste ano. Desde que voltou a organizar a QiB, em 2013, a ECAtlética investiu em mais segurança, preocupada com a questão dos sequestros e assaltos. Não há previsão de nova paralisação das atividades do happy hour. “É claro que furtos continuam acontecendo mas é difícil controlar isso”, conclui Pessuti.