Cotidiano de imigrantes japoneses é exposto em Itu

Série de fotografias de Ryochi Katahira mostram o cotidiano de famílias japonesas no Brasil no  Museu Republicano “Convenção de Itu”

O Museu Republicano “Convenção de Itu”, seção do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, abriga a exposição “Imigrantes Japoneses nas Fotografias de Ryochi Katahira”. As imagens, que retratam a vida de uma família de imigrantes japoneses no Brasil, foram selecionadas por pesquisadores do Centro de Estudos do Museu Republicano do acervo do fotógrafo que foi morador de Itu por quarenta anos.

“O acervo é raro, uma vez que dificilmente encontramos imigrantes japoneses ou de outra origem que tenham registrado com tanta habilidade e riqueza de detalhes e por tão longo tempo, a passagem de sua vida do país de origem e o Brasil”, contam as responsáveis pelo projeto.

A exposição é resultado das pesquisas realizadas por Anicleide Zequini e Aline Antunes Zanata do Centro de Estudos do Museu Republicano e das ações no campo da museografia de Ricardo Nogueira Bogus e Thiago Malakowsky, ambos do Museu Paulista.

Essa imagem faz parte da série fotográfica apresentada no Museu Republicano “Convenção de Itu”. (foto: Ryochi Katahira)

Artista

Segundo a equipe, o fotógrafo Ryochi Katahira nasceu em 1908, no Japão. Com uma câmera fotográfica conseguiu registrar parte de sua terra natal e sua família antes de chegar ao Brasil, em 1934, acompanhado de sua esposa.

Conhecedor de técnicas fotográficas e de revelação, continuou a registrar o seu cotidiano e seu trabalho nas fazendas de algodão e hortaliças no interior de São Paulo. Foi somente em 1950, em Itu, que Katahira abandonou o trabalho como agricultor e passou a dedicar-se somente a fotografia, abrindo um estúdio. O artista trabalhou no ramo até seu falecimento, em 1994. O trabalho fotográfico de Katahira permite conhecer a vivência e experiências de uma família de imigrantes japoneses no interior do estado de São Paulo.

“A exposição é de História. Nem documental e nem poética. A perspectiva é da história da cultura material que não usa a fotografia como mera ilustração, mas procura valorizar a sua maneira única e específica de narrar cotidianos, a natureza, os momentos das vidas das pessoas. A poética está no olhar do fotógrafo, nas escolhas formais que ele faz para construir seu discurso. A curadoria da exposição partiu justamente dessa poética para trazer ao público um pouco da trajetória histórica da imigração japonesa no Brasil”, conta Solange Ferraz de Lima, vice diretora do Museu Paulista.

Museu

O Museu Republicano “Convenção de Itu” é especializado no campo da História da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a Primeira República.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 17 horas, até o dia 30 de julho. A entrada é gratuita e o Museu está localizado na Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu, SP.