Cinusp cancela participações em festivais

O Cinusp Paulo Emílio deixou de participar de festivais importantes de cinema em decorrência de piquetes no espaço por causa da greve de servidores da USP.  Foram canceladas as participações no Festival Latino-Americano de São Paulo, no Festival Internacional de Curtas e na Mostra Cinema Futebol Clube. O local está fechado desde 28 de julho.

Embora o Cinusp tenha exibido  mostras que abordavam temas como sindicalismo, condições de trabalho e mobilização política, o funcionamento do local foi suspenso por tempo indeterminado.

As últimas exibições, que aconteceram em julho, foram “Greve” e “Greve Animada”, a primeira realizada a pedido do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) e a última dedicada a filmes de animação em decorrência do período de férias. Na programação, estavam longas como “Peões”, “Eles não usam Black-tie”, “Frozen: uma aventura congelante” e “Wood & Stock: sexo, orégano e rock ‘n roll”.

Há a suspeita de que o piquete (posteriormente retirado) tenha sido feito para evitar o corte de ponto de funcionários, uma vez que em uma das colmeias ao lado do Cinusp funciona um departamento de recursos humanos.

A diretora do espaço, Patrícia Moran, diz que os funcionários do Cinusp estão trabalhando, inclusive em planejamento para mostras futuras, mas decidiu não enfrentar a decisão do sindicato.