Guarda Universitária apreende suspeitos de furtos

Imagens dos suspeitos ajudou na identificação por funcionários na manhã de hoje (Foto: Dimitrius Pulvirenti)

A Guarda Universitária apreendeu, na tarde de hoje, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), três suspeitos de furtos em algumas unidades, como a própria FAU, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), o Instituto de Matemática e Estatística (IME), e a Biblioteca Brasiliana.

Imagens de câmeras de vídeos da FEA e do ICB foram coletadas pela Guarda, que as divulgou na noite de segunda-feira para as unidades. Às 13h30, receberam um chamado de funcionários da FAU e constataram serem os suspeitos das imagens, chamando a Polícia Militar, que os encaminhou para o 93º Distrito Policial.

Josué Correia, chefe operacional da Guarda Universitária, apontou o trabalho conjunto com a comunidade para o êxito da operação. “Quando chegamos, os alunos avisaram que eram os mesmos da foto que receberam. O sucesso exigiu a participação da comunidade e da Polícia Militar”, afirmou. Ele e a equipe de agentes responsável pela segurança preventiva no campus que participou do trabalho ressaltaram a importância do envolvimento com funcionários e estudantes. “Esse é o caminho da segurança na USP, um trabalho com envolvimento da comunidade”, disse.

A funcionária do restaurante Monte Sinai, que identificou a ação dos envolvidos, e o estudante da FAU que testemunhou o ocorrido afirmaram ao Jornal do Campus que a prisão representa um alívio. Desde o início do ano, o estabelecimento sofria com furtos e recomendava a seus clientes para tomarem cuidado com suas mochilas e bolsas. “Eles vão poder almoçar mais tranquilamente, em paz. A gente perdeu clientes com isso e era muito chato pra nós”, afirmou a funcionária.

por DIMITRIUS PULVIRENTI