USP é sede de torneio nacional de remo

Gabriela Salles e Camila Serrão comemoram o ouro conquistado no domingo (Foto: Tauã Miranda)

O Campeonato Brasileiro de Remo, que reúne os principais clubes nacionais do modalidade, foi realizado neste último final de semana (27 e 28) na Raia Olímpica da USP. O Botafogo conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sênior pelo segundo ano consecutivo, após vencer oito das 20 provas disputadas. Além da categoria Sênior, houve também o Para-Remo, que foi liderado pelo Esporte Clube Pinheiros.

O campeonato contou com clubes, associações e federações de nove estados e Brasília, como os tradicionais tradicionais Flamengo, Corinthians, União, Saldanha da Gama e Esporte Clube Pinheiros. Foram mais de 200 embarcações competindo em 20 provas olímpicas, sendo 13 masculinas e sete femininas, além de quatro paralímpicas, sendo duas masculinas, uma feminina e uma mista.

O evento acontece uma semana após encontrarem, na Raia, o corpo de um estudante desaparecido após uma festa na universidade (ver matéria completa na página x), e serve também para desestigmatizar sua imagem.  Uma das preocupações do professor José Carlos Simon Farah, responsável do Cepeusp pelo Remo, era que os alunos e atletas deixassem de utilizá-la.

A raia da USP é o principal polo da modalidade no estado e concentra competições importantes, além de servir de local de treinamento para clubes de São Paulo, como o Esporte Clube Pinheiros.

Acostumada a competir nos melhores lugares ao redor do mundo, Fabiana Beltrame, campeã mundial em 2011 e referência nacional do remo, elogia a raia uspiana. “É uma raia dura, mas é boa porque não venta muito e, quando venta, não levanta marola. Tem marcação em todas as raias, diferentemente das do Rio. Eu gosto de competir aqui”.

POLÊMICA

Antes das eliminatórias, ocorridas na quinta e na sexta (25 e 26), a suspensão de três provas femininas gerou polêmica entre os atletas. O Botafogo retirou sua inscrição das categorias Double Skiff Peso-Leve e Aberto e a Oito Com e inviabilizou sua realização, já que havia sobrado apenas dois barcos em todas, do mínimo de três necessários. De acordo com o vice-presidente e diretor técnico da Confederação Brasileiro de Remo, Marcelus Silva, a ação é comum no esporte como forma de estratégia. “A prova só é realizada com o mínimo de três inscrições. O Botafogo viu que tinham apenas três barcos (na categoria Double Skiff peso leve feminino), e como era uma prova praticamente perdida, retirou sua inscrição para que não valesse pontos. Os clubes visam o resultado final e existe a rivalidade. Isso é até comum, é uma disputa acirrada e acredito que houve alarde demais”, explicou Silva em entrevista ao Globo Esporte.

Fabiana Beltrame, inscrita pelo Flamengo nas duas provas Skiff Peso-leve, publicou em sua página oficial que sentia vergonha da atitude tomada pelo clube rival. “Viemos para o Campeonato Brasileiro, com inscrições em todas as provas e, quando chegamos aqui, pessoas que não se importam com o esporte, mas só querem ganhar a qualquer custo, retiraram inscrições de provas que não tinham vitória garantida. Enquanto nosso esporte estiver nas mãos dessas pessoas, ele nunca terá um resultado expressivo. Estou muito triste, frustrada, desiludida”, desabafou.

Já as remadoras paulistas que disputariam a categoria Oito Com, redigiram uma carta em protesto ao cancelamento para a Confederação Brasileira de Remo. Elas classificaram a atitude como “cartolagem”. “As regras da competição não deveriam permitir que o interesse dos clubes em ganhar o campeonato prejudique as equipes que se prepararam para as provas e querem participar independentemente do resultado”.

DIFICULDADES

Para Fabiana Beltrame, a modalidade ainda é pouco difundida no país. “Falta planejamento de longo prazo e renovação. Tem pouca gente remando, poucas competições. Temos atletas nos clubes, mas não treinando pra seleção. Precisamos de mais remadores”. A atleta salientou que é preciso massificar o remo através de sua difusão nas escolas e na procura e no investimento em novos talentos.

O presidente da Federação Paulista de Remo, Tiago Garcia Clemente, elencou outra dificuldade da modalidade, mas em menor esfera: a baixa procura dentro da Universidade. Dos alunos que praticam a modalidade na raia da USP, apenas uma participou da eliminatórias. Apesar disso, segundo Clemente, boa parte dos remadores de clubes paulistas eram alunos da USP e frequentavam a raia.

Por isso, o presidente considera a universidade fundamental para a difusão desse esporte e critica a baixa presença dos alunos. “Poderia ter um trabalho mais forte dentro das faculdades. Os alunos poderiam utilizar muito mais a raia, mas eles não procuram. O Cepeusp [Centro de Práticas Esportivas] oferece equipamentos e barcos bons, além do barco-escola. Tá tudo preparado para o aluno, falta ele vir”.

VIOLÊNCIA

Na manhã do domingo, Bianca Miarka, do Botafogo, foi espancada após sofrer uma tentativa de assalto quando chegava à universidade. A atleta foi abordada por duas pessoas numa moto, uma delas com uma arma. Ex-judoca, Bianca lutou com os ladrões e conseguiu arrancar a arma, mas foi espancada e teve ferimentos no braço e na cabeça. A remadora, que não conseguiu disputar sua prova, questionou a falta de segurança no campus. Bianca concluiu esse ano seu doutorado na Escola de Educação Física e Esporte da USP. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.

VENCEDORES SÊNIOR

Dois Sem Sub-23 Feminino – Gabriela Eduarda de Almeida Salles e Camila Serrão Cunha (Botafogo)

Dois Sem Sub-23 Masculino – Victor Ruzicki Pereira e Vinicios Delazeri (União-RS)

Dois Sem Peso-Leve Masculino – Marcos Oscar Alves de Oliveira e Renato Cesar Cataldo Felizardo de Azevedo (FRERJ)