Volta da USP reúne 2500 corredores na manhã de domingo

51ª edição do evento ampliou participação entre os membros da comunidade USP e quebrou recorde (Foto: Otávio Nadaleto)

Os frequentadores da USP nos finais de semana já sabem que as ruas da Cidade Universitária costumam ser ocupadas por corredores e ciclistas que buscam a calmaria e a largura das vias do campus para praticar seus exercícios e atividades físicas. Porém, no último final de semana, um único trajeto foi percorrido por mais de 2500 atletas em função da 51ª edição da Volta da USP.

O evento – organizado pelo Centro de Práticas Esportivas (CEPE) da USP com o apoio da Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), da Guarda Universitária e da empresa Iguana Sports – reuniu corredores e caminhantes nos trajetos de 5 e 10 quilômetros estabelecidos pela organização. Neste ano, o número de participantes de dentro da comunidade USP bateu recorde e animou os organizadores. Segundo a professora do CEPE e apoiadora da Volta, Patrícia Sakai, “a Volta começou com participação de 500 a 700 pessoas da nossa comunidade. Hoje, são mais de 1300 pessoas de dentro da USP participando. Nós privilegiamos os uspianos com uma inscrição diferenciada, tanto em período quanto em taxa de inscrição, para estimular a prática de uma atividade como essa ao longo de todo o ano”, afirmou.

A professora conta ainda que a Volta da USP acontece estrategicamente em outubro e serve como meta para aqueles que começam a treinar nos primeiros meses do ano e colocam como objetivo participar da corrida. “Alguém que começa a correr um quilômetro lá no comecinho do ano pode ter como meta chegar em outubro e correr os dez quilômetros. Esses quase dez meses são super importantes para alguém começar a treinar e conseguir completar a corrida, inclusive com a subida [da Rua] do Matão e tudo”, incentivou Patrícia. O coordenador do evento, professor Carlos Bezerra de Albuquerque, afirma que a subida da Rua do Matão funciona como um desafio aos corredores. “A prefeitura da USP, com muito bom senso, limitou os espaços da corrida que davam muito impacto, mas manteve essa subida. Assim, a Volta da USP acaba privilegiando esse desafio de ter um aclive no percurso e se diferenciar das demais corridas que são inteiras no plano”, contou Bezerra.

A largada foi dada na Rua da Raia pontualmente às 8h30 e bastou apenas 18min08s para que Ronaldo Soares dos Santos, o primeiro colocado dos cinco quilômetros, ultrapassasse a linha de chegada, já na pista de atletismo do CEPE. Débora Pereira Coutinho da Silva, professora da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi a primeira entre as mulheres a finalizar a prova, com 21min16s. Já nos 10 km, a primeira mulher foi Mariana Takeishi, com o tempo de 41min31s. O grande destaque, no entanto, ficou para Vagner da Silva Noronha, bicampeão dos 10 km da Volta da USP.

Nem mesmo o dia mais quente do ano (até então) em São Paulo impediu o corredor de baixar sua marca do ano passado. Com o tempo de 31min40s, Vagner superou os 32min25s estabelecidos em 2013 e venceu novamente seus adversários com boa margem. “Eu comecei a treinar faz dois anos e há três meses me tornei profissional. Só vivo disso. Ano passado, eu ganhei a Volta da USP, mas como era uma edição especial de 50 anos, não teve premiação. Eu queria muito o trófeu, então voltei esse ano pra conquistá-lo. Agora, com a meta de 2014 cumprida, vou continuar trabalhando para no ano que vem voltar e buscar o tricampeonato”, revelou.

por BRENO FRANÇA