Encontro promete revisitar o fazer teatral universitário

Os estudantes de Artes Cênicas da USP, Unesp e Unicamp se mobilizam nesta semana em uma série de encontros que proporciona trocas de experiência e reconhecimento mútuo acerca do ‘fazer cênico universitário’, compondo a segunda edição do ETU – Encontro de Teatro Universitário.

Estudantes de artes cênicas se apresentam na UNICAMP, marcando o primeiro dia do encontro (foto: Pedro Martins Speckart)

Iniciativa dos estudantes, a organização contou com o apoio do Tusp, o Teatro da USP, bem como dos respectivos departamentos de Artes Cênicas das universidades.

O tema do evento este ano, “Encontro”, se propõe a uma discussão do significado do fazer teatral no contexto artístico universitário do país.

“Olhando para o número de participantes, notamos que dobramos de tamanho de um ano para outro”, afirma Ametonyo Silva, que faz parte da ala uspiana da comissão de organização do evento. De acordo com ele, o evento possibilita um intercâmbio de pensamentos que de outra forma não aconteceria.

O Encontro proporciona um espaço de compartilhamento e aprendizado. No primeiro dia do evento, que ocorreu na Unicamp, além de peças apresentadas, ocorreu uma roda de conversa chamada ‘Formação de Teatro na Universidade’.

Um dos temas abordados na conversa foi a liberdade de experimentação, que se constitui em diferencial com relação ao tipo de produção apresentada no circuito mercadológico. “Nesse sentido, o teatro universitário se protege de uma lógica capitalista”, afirma.

O intuito do encontro é se contrapor à lógica dos grandes festivais. Mesmo fazendo parte de um sistema burocrático, onde tudo o que ocorre depende de aprovação de criteriosa.

(imagem: ETU/DIVULGAÇÃO)

As próximas apresentações a serem realizadas na USP são “Balcão”, “Ofélia-Elektra” e “O Pavão Misterioso” (sexta, 01 de abril, a partir das 10h), e “As alegres Comadres da Rua” e “Autoficção” (sábado, 02 de abril, a partir das 11h). A programação completa pode ser encontrada na página do evento no facebook.

Por Breno Leoni Ebeling