O site do JC está de cara nova! Entenda

2016 começou com novidades no Jornal do Campus.

O JC é um jornal totalmente produzido pelos alunos do curso de jornalismo da ECA-USP. Diferente de um jornal tradicional, que possui um expediente fixo, a cada semestre uma nova turma assume a produção, e seus integrantes são divididos em cargos que duram até o próximo fechamento. São escolhidos um secretário de redação, um secretário gráfico, dois editores on-line, um diretor de arte e um diretor de fotografia, além dos editores e diagramadores das páginas e seus respectivos repórteres e fotógrafos, responsáveis pela apuração e produção das matérias. Com a supervisão dos professores responsáveis, os alunos têm em mãos total liberdade de produção, buscando respeitar a linha editorial do jornal e o compromisso com o interesse público e a comunidade USP: seus funcionários, docentes e estudantes.

Tendo em mente a liberdade de produção e a necessidade de adequação às novas mídias, os alunos responsáveis pelas oito edições do primeiro semestre de 2016 resolveram apostar no on-line como uma possibilidade de expandir o alcance do Jornal do Campus além do impresso. As plataformas on-line configuram uma nova fase do jornalismo, através das interações nas redes sociais e da facilidade no compartilhamento de informações, aproximando o jornal do seu público leitor.

Inovações nas redes sociais

jc-online-redes-sociais

Começamos justamente com as redes sociais, criando uma identidade visual própria do JC no Facebook, Instagram e Twitter. Todo o conteúdo postado no site é replicado em nossa página no Facebook, que permite maior alcance e um feedback imediato. O Instagram tornou-se nosso principal canal de interação com o público, que utiliza a #fotodoleitor para compartilhar suas fotos na USP e vê-las publicadas em nossa conta @jornaldocampus. Nossos seguidores no Twitter têm acesso a cobertura de eventos em tempo real e informes urgentes. Juntas, essas três redes sociais se complementam para disseminar informação em suas mais variadas formas.

Um novo site era necessário

Porém, nada disso funcionaria sem uma plataforma-mãe, responsável pela publicação de conteúdo essencial: as matérias e reportagens. Essa plataforma é o site, que pouco evoluíra desde 2008, quando foi criado. Oito anos depois, o publicador do Jornal do Campus mostrava-se claramente desatualizado, pouco intuitivo, de design confuso e pouco atraente. Motivados pelo desafio, os editores on-line dedicaram-se a renovação o site. Como não se trata de um jornal diário, com produção de conteúdo abundante, o site do JC pôde se beneficiar de um layout menos condensado, que privilegia as fotografias e é mais agradável aos olhos. As inserções de widgets do Twitter e Instagram na barra lateral, além do campo de comentários diretamente do Facebook no rodapé de cada matéria, foram pensados para integrar o novo site às redes sociais. O resultado foi um site com design intuitivo, identidade visual característica e melhoras consideráveis em relação ao projeto anterior.

jc-online-site-novo-designAs mudanças na aparência do site são notadas com facilidade, mas não foram as únicas. Todo o banco de dados foi atualizado e recategorizado, o que facilita a busca por matérias antigas em nossos arquivos. Foi criada uma editoria própria do site – JC On-line – com uma seção onde é postado conteúdo exclusivo. O Jornal do Campus é um jornal quinzenal, e a cada duas semanas muitas pautas são descartadas por não terem um espaço garantido na versão impressa. A Seção On-line preenche essa necessidade, acolhendo todas as pautas que necessitem de uma apuração rápida e versátil. Além disso, o leitor encontra com facilidade as versões digitalizadas das edições impressas em “Edição Atual” e “Edições Anteriores”, que funciona como um grande arquivo que abriga todo o conteúdo produzido para o JC até hoje, e ainda oferece duas opções: a leitura das matérias na versão impressa ou diretamente do site.

Nosso próximo passo é investir na produção audiovisual, através de vídeos dos bastidores do Jornal do Campus, cobertura de eventos e produção auxiliar para as matérias do site, com videorreportagens e entrevistas.

Continue acompanhando as novidades do Jornal do Campus: mais moderno, mais atraente e mais on-line, assim como nossos leitores.

Por Marcos Nona e Nyle Ferrari

Editores On-line