Com corte, Copa USP tem destino incerto

PRG alega falta de prestação de contas da LAAUSP e congela financiamento de campeonato

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade de São Paulo cancelou o financiamento da Copa USP. Para o campeonato, realizado anualmente pela Liga Atlética Acadêmica da instituição (LAAUSP), seriam destinados cerca de R$ 240 mil, entre gastos com arbitragem, representantes, materiais, premiação e divulgação. A parceria entre as partes também foi suspensa.

Na edição 452, o Jornal do Campus noticiou, após conversa com o pró-reitor Antonio Carlos Hernandes, que o BichUSP – competição entre alunos ingressantes -, a Copa dos Campeões – jogos entre os vencedores da Copa USP e do Jogos da Liga do ano anterior – e a Copa USP – campeonato semestral para as atléticas da universidade – teriam os gastos pagos pela PRG.

“O financiamento às competições esportivas sempre foi avaliado um a um. Como a prestação de contas do BichUSP ainda não ocorreu em sua plenitude, não se pode falar em financiamento posterior. Qualquer que seja o campeonato, é preciso fechar um projeto para começar outro”, alegou Hernandes. Já Felipe Guimarães Marco, o Guima, atual presidente da LAAUSP, afirma que desde o fim de março o dinheiro da Copa USP foi congelado pela PRG e a justificativa – a mesma dada ao JC – veio apenas há cerca de duas semanas. “Se fosse isso mesmo, não teria sentido ter congelado o financiamento da Copa em meio ao BichUSP, já que este ainda estava acontecendo”, disse.

Guima afirma que o pró-reitor deu sua palavra de que financiaria todas as competições esportivas do primeiro semestre, mesmo sem ter qualquer documento assinado sobre o assunto. Ele também ressaltou que a organização da Copa USP começa muito tempo antes e os trâmites financeiros precisam ser feitos, mesmo durante a competição de calouros. Cobranças por relatórios do BichUSP foram feitas no início de março, mas o torneio acabou apenas em abril.

No dia 02/06, representantes das atléticas se reuniram para discutir alternativas para o problema financeiro (Foto: Paula Thiemy)

A parceria entre as partes foi encerrada, oficialmente, em um e-mail enviado pela LAAUSP ao pró-reitor e representantes das atléticas. Nele, Breno Suleiman, diretor geral de modalidades da entidade, explicita que houve, no início do ano, um acordo com o pró-reitor para que a PRG fizesse a conferência de todos os 3474 atletas filiados à Liga. Como o prazo estava perto de se esgotar e nenhum dos procurados pôde ajudar, foi feita uma checagem manual e, assim, o aparato tecnológico não faria mais nenhum sentido. “Se na última semana sofremos com a revogação do tão necessário apoio financeiro, agora vemos o apoio institucional ser negligenciado até as últimas consequências. O Esporte Universitário na USP seguirá os passos da Universidade, tateando por estabilidade. Novos tempos virão, outras oportunidades surgirão. Essa passou”, afirmou Suleiman no e-mail enviado.

Impactos

No momento, a LAAUSP está com cerca de R$ 80 mil pendentes. Com o fim do financiamento, as atividades da entidade ficam comprometidas, assim como a própria Copa USP. Outra preocupação é com o futuro da Liga, já que existe a possibilidade das atléticas terem que desembolsar dinheiro para cobrir os gastos, e isso diminuiria a adesão ao grupo nos próximos anos. “Vejo a USP retrocedendo, portanto, o esporte dentro dela também. Apesar de esforços de pessoas maravilhosas que ainda fazem o esporte da USP acontecer”, declarou Guima.

Alternativas

Em reunião realizada na última quinta-feira (2), membros das atléticas filiadas à LAAUSP discutiram alternativas para contornar a situação financeira. Inicialmente, as entidades precisarão pagar à Liga eventuais parcelas de inscrições e outras dívidas. Além disso, existe a ideia de realizar festas e corridas de ruas para levantar fundos, assim como a opção de vender produtos como blusas e camisetas.

Na quinta-feira (9), haverá nova reunião para que outras opções sejam discutidas e alguma ação comece, de fato, para evitar que as atividades precisem ser paralisadas.  

CAEG

Após o impasse, quem ficará responsável por lidar diretamente com as questões esportivas dentro da Universidade, no lugar do pró-reitor e da PRG, será a Comissão de Apoio ao Esporte no Ensino de Gradação (CAEG). Criada com “a incumbência de propor programas, disciplinas optativas livres, editais de fomento, realizar ações que tenham o esporte como agente mediador, e colaborar com a Pró-Reitoria de Graduação na definição de políticas para a valorização do ensino”, segundo Portaria publicada em 6 de junho de 2016, a CAEG será presidida pelo vice-diretor da Escola de Educação Física e Esporte, Júlio Cerca Serrão. Entre os seis membros também estão João Francisco Vargas Meirelles e João Pedro Stéphano Martins, ex-presidentes da LAAUSP e da LAURP (Liga das Atléticas da USP de Ribeirão Preto), respectivamente.

Questionado sobre a possibilidade do investimento voltar a ser disponibilizado, Hernandes disse que a comissão formada definirá as regras e algum possível dinheiro. “Qualquer financiamento agora dependerá do trabalho da CAEG, a quem cabe colaborar com a Pró-Reitoria de Graduação para a inserção do esporte como pilar na formação estudantil”, afirmou.

 

Equipes do interior deixam a competição

Durante o BichUSP, a PRG custeou o transporte das atléticas do interior até São Paulo para que as equipes pudessem participar. A ideia era que o mesmo acontecesse para a Copa USP, mas como a Universidade não mais arcará com os custos de nada relacionado ao torneio semestral, alguns times desistiram da competição.

Do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira, o CAASO, que fica em São Carlos, as equipes de futebol, futsal, handebol, vôlei e tênis de campo masculinos deixaram a Copa USP, além do vôlei feminino e da natação, que não participará da segunda etapa da competição específica. Renato Capelo, diretor de esportes da atlética, contou que “a decisão foi praticamente automática após o rompimento do acordo de financiamento do nosso transporte por parte da PRG. Desde o início, nossa atlética deixou claro que seria inviável a participação de nossas equipes sem o apoio institucional”.

Equipe de handebol masculino do CAASO deixou a Copa USP (Foto: Paula Thiemy)
Equipe de handebol masculino do CAASO deixou a Copa USP (Foto: Paula Thiemy)

A Escola de Engenharia de Lorena, a EEL,não terá mais sua equipe de basquete feminino na competição. O principal motivo também é a falta de ajuda com o transporte. Para Ayla Castro, presidente da atlética, o grande impacto será ano que vem, já que o time não terá vivenciado a Copa USP e as atletas não terão a mesma experiência que suas adversárias. Os representantes de Lorena e São Carlos já declararam que suas equipes não pretendem participar do Jogos da Liga, campeonato que acontece durante o segundo semestre.

“A saída de equipes no meio do campeonato acarreta em um esvaziamento da fase classificatória, pois confrontos que antes ocorreriam não mais acontecerão”, disse Vinicius Rolim, diretor geral de esportes da LAAUSP. “Times que tiveram a vitória assegurada por conta da saída das equipes do interior podem ter um cenário mais facilitado em relação a quem tem mais jogos”, completou.

Por Paula Thiemy