Aplicativos facilitam vida universitária

Novo app da USP foca em segurança, mas ferramenta extraoficial é mais baixada

As Superintendências de Tecnologia de Informação e de Segurança lançaram no dia 13 de setembro o aplicativo Campus USP, ferramenta que ajudará a monitorar e a agilizar o registro de ocorrências dentro dos campi da capital e do interior.

O aplicativo permite que o usuário fotografe, grave áudios e escreva o relato de atividades suspeitas, furtos, roubos, sequestros, vandalismo, problemas com animais ou buracos nas ruas, iluminação, vazamento de água e trânsito.

A ferramenta também possui recursos como o alerta para a Guarda Universitária, que pode ser acionado ao agitar o celular, e um mapa de segurança da Universidade, que localiza ocorrências registradas nas unidades.

Em apenas uma semana o aplicativo já possui mais de mil downloads no Google Play. Melhorias na rede de internet da USP ainda são necessárias para o uso dos aplicativos em quaisquer locais do campus. “A USP Net está sendo ampliada não apenas para atender os aplicativos móveis, mas também outras demandas de conectividade, tais como o acesso aos Sistemas Corporativos, videoconferências e demais aplicações computacionais da USP” diz o superintendente de Tecnologia de Informação e professor do Departamento de Computação do IME, João Eduardo Ferreira.

Foto: Liz Dórea
Foto: Liz Dórea
Aplicativos extraoficiais

O aplicativo Campus USP é uma iniciativa digital inédita para a segurança da Universidade, no entanto, outros aplicativos feitos pela instituição enfrentam forte concorrência com ferramentas semelhantes e não oficiais nas lojas virtuais do Google e da Apple.

Criado por Douglas Iacovelli, estudante de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), o USP é o aplicativo referente à Universidade mais baixado no Google Play, com mais de 10 mil downloads – enquanto os apps mais populares programados pela Superintendência de Tecnologia de Informação (o Cardápio USP, Eventos USP e Bibliotecas USP) estão no patamar de 5 mil downloads.

Para Iacovelli, o sucesso do USP se deve ao design organizado e a rapidez do aplicativo. Mas nem sempre ele teve esse público. Quando criou o app em 2014, ele tinha apenas o mapa da Cidade Universitária com o itinerário dos circulares e, contrariando as expectativas do programador, que esperava cerca de mil downloads nos primeiros dias após o lançamento, teve apenas 100 em um mês.

A ideia surgiu quando a USP Leste teve seu terreno contaminado interditado e as aulas da unidade foram transferidas para o Campus Butantã. “Ele é muito grande e eu nunca sabia qual ônibus deveria pegar e onde descer”, comenta Douglas. “Daí foi quase que natural juntar a vontade de aprender a fazer apps com a vontade de solucionar esse problema”.

Após constatar o potencial do projeto, Iacovelli começou a adicionar outras ferramentas no aplicativo e a ambição se tornou transformar o USP no “único app da USP que os estudantes precisassem ter no celular e que ele mostrasse tudo que o estudante precisa saber”.

Hoje, além do mapa original, o aplicativo conta com mecanismos para cadastrar disciplinas e controlar o número de faltas em cada uma delas; consultar horários de funcionamento dos portões da Cidade Universitária, cardápios da maioria dos bandejões dos campi e o saldo do cartão USP; além de manter um calendário de festas promovidas pelas entidades da Universidade.

“Gostaria de incluir a venda de produtos de atléticas no app, como camisetas, blusas, canecas e, se der, colocar a venda de festas também”, diz Iacovelli, mas a falta de parceiros, patrocinadores e apoio institucional da Universidade dificultam a viabilidade desse tipo de atualização.

Segundo o estudante, entre as melhorias mais pedidas no app estão a atualização semanal de cardápios dos restaurantes universitários dos campi do interior e a inclusão dos mapas deles.

Integração universitária

Ao perceber a necessidade de aproximar a comunidade estudantil da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), o Centro Acadêmico Visconde de Cairu lançou, no final do ano passado, o aplicativo CAVC. “A grande vantagem do app era criar um espaço alternativo e organizado com as informações que são cotidianamente disponibilizadas no face”, explica Guilherme Ribeiro, presidente do centro acadêmico.

O aplicativo possui agenda de eventos feanos, cardápio dos restaurantes universitários da Cidade Universitária, rotas de circulares e uma aba para notícias, notas e comunicados relevantes da entidade. Ainda sim, não conseguiu reunir usuários fiéis.

Como estas informações já estão reunidas na página do facebook do centro acadêmico e em outros aplicativos, como o de Iacovelli, os estudantes da FEA não se acostumaram a utilizar a ferramenta. “No começo, até que tivemos algum alcance, mas com o tempo foi-se perdendo o hábito de utilizá-lo, tanto de nossa parte quanto dos estudantes em geral”, diz Ribeiro. “A maior dificuldade é criar a cultura de usar o app”.

Aplicativos oficiais

Entre outros aplicativos destacados, encontram-se os programados pela Superintendência de Tecnologia de Informação. A estratégia usada pela instituição é diferente da dos aplicativos feitos pelos estudantes. Por enquanto, não há um aplicativo unificado, cada função compõe uma ferramenta independente, que pode ser acessada com login e senha dos Sistemas USP por alunos, docentes e funcionários.

“A estratégia de lançar os aplicativos em partes teve como primeiro objetivo a consolidação de serviços para cada público-alvo”, esclarece o superintendente do STI, João Eduardo Ferreira. “Após a consolidação e a ampla familiarização dos usuários, uniremos todos num único aplicativo USP”.

Os aplicativos da STI possuem opções de utilidade ao cotidiano universitário. O app Bibliotecas USP permite que você procure por obras, organize reservas e faça listas de livros desejados, sugeridos e referências. O Jornal USP mostra notícias e reportagens da redação do Jornal da USP, que deixou de ser impresso em abril deste ano, e sintoniza nas rádios USP de São Paulo e Ribeirão Preto. O Eventos USP e o Cardápios USP mantém um calendário atualizado das suas respectivas funções.