OSUSP se apresenta gratuitamente no campus

As performances ocorrem no CDI e contam com a participação de convidados renomados

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) faz uma série de apresentações importantes durante o mês de setembro. Com convidados renomados como Fábio Zanon, Jesus Medina e Miguel Ángel Villanueva, a orquestra se apresenta gratuitamente no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP e também na Sala São Paulo, com ingressos de vinte a setenta reais.

Foto: Carolina Tiemi
Apresentações

No dia 2 de setembro, no CDI, a OSUSP fez um ensaio aberto com o brasileiro Fábio Zanon, que se apresentou como regente e violonista. Antes de cada peça executada, o músico falava um pouco sobre a sinfonia, o que ajudou na compreensão para o público não-especializado. O concerto teve obras como o Concerto nº4, “À Brasileira” de Radamés Gnattali.

Com um público diverso – composto por crianças, idosos, alunos e funcionários – a apresentação faz parte de um projeto recente da OSUSP para tentar engajar mais a comunidade uspiana. Os horários de apresentação (sexta-feira às 12h30) foram estabelecidos com base em uma pesquisa feita pelo campus, como informou a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

Comunidade externa

Eduardo Monteiro, pianista e diretor da OSUSP, afirma que ampliar o público para fora da USP e divulgar ao máximo a música sinfônica e de câmara são objetivos da Orquestra. Por isso, eles desenvolvem um projeto de formação de novos públicos através de concertos didáticos realizados na Sala São Paulo e voltados para crianças de escolas municipais e estaduais. “Pretendemos levar também, ainda esse ano, esse mesmo espetáculo para o Circo Escola da Comunidade São Remo”.

A orquestra

A OSUSP é um dos órgãos que compõem a PRCEU, o que faz da Pró-Reitoria a responsável pela administração, pelas diretrizes de atuação e pelas atividades de apoio administrativo dentro da Orquestra. No entanto, o órgão ainda mantém certa liberdade, por possuir uma estrutura de funcionamento com diretoria e conselho deliberativo. “A OSUSP recebe todo o apoio PRCEU e tem total autonomia para realizar suas atividades e projetos, tal como definidos em sua missão”, diz Monteiro.

E para ser capaz de organizar e definir seus projetos, a Orquestra programa sua temporada com um ano de antecedência. O diretor da entidade explica que isso é necessário pois cada apresentação requer regentes e solistas convidados, que são indispensáveis para os concertos. Ele também comenta as parcerias antigas que a OSUSP firmou, como a da Fundação OSESP, que permite uma série anual de concertos na Sala São Paulo e no Festival de Campos do Jordão. “No ano que vem, por exemplo, realizaremos uma série com música de câmara no SESC Santo André.”