FMUSP lança fundo de investimentos

Projeto Endowment planeja reverter lucros para apoiar projetos dos estudantes da Faculdade

Representantes do Edowment participam do evento de lançamento do projeto na Faculdade de Medicina | foto: Assessoria da FMUSP
Representantes do Edowment participam do evento de lançamento do projeto na Faculdade de Medicina | foto: Assessoria da FMUSP

No dia 21 de outubro, na sala de congregação da Faculdade de Medicina da USP, foi lançado o FMUSP Endowment, projeto idealizado por alunos para arrecadar recursos para projetos do próprio corpo estudantil.

O Endowment funciona em parte como um fundo de investimentos. O projeto arrecada doações de pessoas físicas e jurídicas e investe este dinheiro em aplicações seguras. O lucro destas aplicações por sua vez é destinado a projetos de alunos, principalmente da graduação.

“A ideia veio de instituições nacionais e internacionais que mantém fundos semelhantes. Harvard e Princeton mantém grandes fundos, que inclusive bancam boa parte das atividades acadêmicas e a Poli figura como um exemplo brasileiro, hoje com cerca de 7 milhões de reais.”, explica Leonardo Koyama, secretário geral acadêmico do projeto.

Os investimentos são efetuados pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM), que investe a verba de forma segura e sustentável, e a Diretoria Executiva do Endowment tem acesso a todas as movimentações realizadas com o capital. A partir da renda de tais investimentos vem a verba para os projetos, e o dinheiro inicial arrecadado se mantém no fundo.

O processo de decisão para a divisão destes lucros será feito em reuniões regulares entre representantes dos alunos e da comunidade FMUSP, a diretoria da Faculdade, a Associação de Antigos Alunos, a Associação dos Médicos Residentes, a Associação dos Professores Eméritos e os doadores associados. Esta assembleia decidirá quais projetos devem receber as bolsas e o quanto estes projetos receberão.

Qualquer projeto acadêmico apresentado por um aluno e selecionado conforme as diretrizes do fundo pode receber tal bolsa. Estatutariamente, só não são permitidos projetos de cunho político-ideológico.

“As doações são realizadas por intermédio da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e podem ser efetuadas por boleto bancário ou transferência. Inicialmente, esperamos receber um maior aporte de doações de professores, antigos alunos e até de alunos da Faculdade.”, afirma Koyama.”Posteriormente, acreditamos no potencial do projeto de captação de doações maiores de Pessoas Jurídicas.”

Além disso, o projeto promove ciclos de palestras abertas para a comunidade sobre assuntos pertinentes para a medicina, com a participação de especialistas da FMUSP. No último mês, foi realizado o curso “Fronteiras da Medicina”, com palestras que abordavam assuntos como o vírus Zika, a dengue e os novos métodos de diagnóstico.

“Esperamos que gere um impacto positivo na produção acadêmico-científica, nas instituições da faculdade e na universidade como um todo; criando uma cultura de doação que, de forma abrangente, beneficie o acadêmico e semeie um sentimento altruísta, para que nos próximos anos ele gere maiores benefícios à sociedade como um todo”, prevê Koyama.