Jogos Olímpicos recontados de dentro

Evento pretende discutir as olimpíadas a partir de experiências de atletas e voluntários

00

O Centro de Práticas Esportivas da USP vai sediar, no dia 5 de novembro, o evento Seminário Jogos Olímpicos e Paralímpicos contados pelos protagonistas. A programação, que dura o dia inteiro, conta com relato da experiência vivida por voluntários da Olimpíadas no Rio de Janeiro e pretende trazer ainda atletas, como a já confirmada jogadora de basquete Kely Muller, e paratletas que participaram da competição para conversar com público.

O Seminário é organizado pelo Instituto Sedes Serpentiae, com apoio do Programa para o Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE USP), do CEPEUSP e da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte. É gratuito e as incrições podem ser feitas através do formulário encontrado no link http://goo.gl/forms/2KJtnQGgGv2xL7ZV2

Luciana Angelo, do Instituto Sedes Sapientiae, conta que a ideia do evento surgiu como uma forma de contar as Olimpíadas de um outro ângulo. “A ideia é dar voz ao que não apareceu na mídia, é o olhar de quem fez acontecer”. Angelo, que já trabalhou como supervisora no Prodhe, explicou que a relação do Instituto com o Programa é bastante próxima e que há uma parceria por terem uma linha de pensamento parecida.

Para discutir de uma perspectiva diferente o que foram as Olimpíadas, o evento traz pessoas que estiveram presentes em diversas etapas: gente que jogou, que organizou e também quem assistiu e trabalhou na Rio 2016. Além disso, o Seminário pretende mostrar a participação da Universidade nos jogos olímpicos, que é pouco comentada: a USP que recebeu, por exemplo, a seleção olímpica de paracanoagem. E ainda traz pesquisadores da área de dentro e fora da USP para conversar sobre a psicologia do esporte.

A proposta dos organizadores é que o evento seja mais informal, para aproximar o público e incentivá-lo a interagir, fazer perguntas e participar. Por isso, ele foge do formato acadêmico e é constituído por relatos de quem fez parte da Olimpíada.

O Seminário é aberto e mais informações podem ser encontradas nas página do Prodhe no facebook.

01

02