LAAUSP abre campeonato de e-sports

Equipe Poli Plague joga no TUES, em 10 de junho de 2017 (Foto: produção do evento)

Primeira experiência da entidade reconhece a relevância dos jogos eletrônicos nos últimos anos

Por Daniel Miyazato

A Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP) está organizando seu primeiro campeonato de e-sports. A competição contará com as modalidades League of Legends (LoL), Clash Royale e Hearthstone. Todas as atléticas da Universidade podem participar. As inscrições vão até o dia 4 de outubro e os jogos começam no dia 7 do mesmo mês.

Com duração prevista de 2 meses, o campeonato terá uma fase de grupos seguida pelos playoffs entre as 8 melhores equipes. Todas as partidas serão on-line, com exceção da final presencial.

Ana Guimarães, uma das organizadoras do evento, conta que a ideia da LAAUSP de dar mais espaço para os e-sports não é nova, porém apenas este ano foi resolvida a criação de um campeonato. Ela explica que o principal objetivo é abarcar um novo público da Universidade. “Essa é uma outra parte do esporte universitário que vem crescendo. E sentimos que precisamos contemplá-lo.”

Fica cada vez mais evidente que os esportes eletrônicos realmente atraem muita gente. Para se ter uma ideia, a última final do Campeonato Brasileiro de League of Legends teve uma audiência estimada de 2,6 milhões de pessoas. Destes, 1,2 milhões de torcedores só pelo canal SporTV 2 e  1,4 milhões por canais on-line, segundo dados da Riot Games, empresa responsável pelo LoL.

No meio universitário, o maior evento do tipo é o Torneio Universitário de E-sports (TUES). A primeira edição aconteceu em 2016 e já contou com a participação de 40 organizações estudantis e mais de 500 alunos. Este ano, os vencedores de cada modalidade terão a chance de enfrentar os campeões da E-University League, a liga universitária de portugal, na cidade lusitana de Penafiel.

Dentre as equipes que participam do TUES, está a Poli Plague, time da Escola Politécnica (Poli). Caio Saka, integrante do grupo, opina que este reconhecimento da LAAUSP sobre os e-sports é um desdobramento natural da organização dos jogadores. “Agora que estamos conquistando a atenção de todos, mostrando seriedade e comprometimento não só com a competição, mas com as organizações também, a LAAUSP viu a necessidade de tomar algum partido nisso tudo.” A equipe confirma presença no campeonato.

Matheus Sampaio, aluno da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e integrante da recém criada equipe ECA Lions Esports, avalia que a chancela da LAAUSP traz um respeito adicional a modalidade, o que ajuda a conseguir mais apoio das atléticas.

O planejamento da competição é feito com a colaboração das atléticas, que têm respondido bem ao projeto, conta a representante da LAAUSP. “Esperamos que essa iniciativa abra portas para tornar o campeonato algo anual, e dar voz a uma parte do esporte universitário que vem ganhando força com o passar dos anos.”

Modalidades: League of Legends (LoL), HearthStone e Clash Royale

Prazo de inscrição: 04 de outubro

Equipe de LoL:  de 5 a 10 pessoas (2 equipes por atlética)

HearthStone e Clash Royale: individuais (até 2 atletas por atlética)