CEPEUSP garante que academia patrocinada pelo Santander continuará aberta

JC checa informação que circulava pela WhatsApp e descobre que era fake news

Academia do jardim não possui limite de usuários, nem taxa semestral de inscrição, ao contrário do CEPEUSP que abre inscrições e tem horários restritos. Foto: Luciana Cardoso

Por Pedro Gabriel

No início deste ano, uma corrente de Whatsapp informava sobre o possível fechamento de uma das academias localizadas no CEPEUSP, por conta de problemas contratuais com o patrocinador, o banco Santander. Contudo, o professor José Carlos Simon Farah, diretor técnico do CEPEUSP, nega a possibilidade do fechamento e afirma ter uma negociação em andamento com a ONG realizadora do projeto Arte Vida e Esporte Sob Medida.

Farah admite empecilhos na negociação, mas eles estariam relacionados ao Ministério do Esporte, visto que o projeto é financiado pela Lei do Incentivo ao Esporte e precisa da aprovação do Governo Federal para seguir com a arrecadação de recursos. Contudo, com o novo governo e alterações no Ministério do Esporte, esse processo agora tem um novo desafio: tanto a ONG quanto a diretoria do CEPE estão aguardando essa aprovação.

A academia vivenciou hiatos de funcionamento na Universidade de São Paulo. Em dezembro de 2017, a renovação do contrato para o projeto fez com que o seu funcionamento voltasse em janeiro de 2018.

A inauguração aconteceu em agosto de 2016 e o contrato de uso tem duração de 3 anos. De qualquer modo, Farah confirma que, mesmo com o fim do contrato, a estrutura continuaria nas dependências do CEPEUSP e o seu funcionamento passaria a ser responsabilidade exclusiva dos professores da instituição.

Os frequentadores da Academia passaram a se mobilizar com o possível fechamento. Estudantes começaram um abaixo-assinado.

Com uso gratuito, o horário de funcionamento da academia é de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 20h. Por ser em espaço aberto, em caso de chuva o funcionamento é interrompido. Para utilizá-la, basta fazer gratuitamente uma rápida inscrição na própria academia, apresentando a carteirinha USP.