Futuro complexo cultural ainda não funciona completamente

Apesar da inauguração oficial, ainda não houve transferência completa de equipamentos e funcionários

Por João Gabriel Batista

Foto da reinauguração do Anfiteatro de Convenções Camargo Guarnieri, no final de 2018; hoje o complexo possui acesso restrito. Crédito: Marcos Santos/USP Imagens

Fechado para reformas em 2011, o Anfiteatro Camargo Guarnieri passa despercebido ao olhar desatento de quem passa pelo corredor do Crusp entre os blocos A e C. Enorme prédio cinza cercado por grades brancas, o anfiteatro propõe-se a ser um complexo cultural que abrigará quatro órgãos da PRCEU (Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária): Cinusp, Coralusp, Tusp (Teatro) e Osusp (Orquestra Sinfônica). Além do auditório principal, o prédio contém uma sala de cinema, uma de espetáculos e espaços de ensaio para o coral e a orquestra. 

A crise financeira que assolou a USP nos últimos anos justifica o atraso nas obras, que passaram por mais de uma construtora. Só no último contrato firmado, o valor destinado ao término do prédio foi de aproximadamente R$ 16 milhões e meio. 

Em dezembro de 2018, a estrutura física foi entregue, ao que prontamente a reitoria organizou uma inauguração. Essa cerimônia foi noticiada no jornal da USP sob o título “Anfiteatro Camargo Guarnieri é reinaugurado após reformas e ampliação”. No entanto, a matéria não esclarece que o local na verdade não entraria em atividades a partir daquela data, uma vez que, entre outros fatores, ainda estavam pendentes contratações de serviços como rede de telefone, internet, segurança e mobília. 

De fato, até o momento da publicação deste texto, o prédio ainda não está funcionando plenamente. Veja a seguir em que estágio está a transferência dos órgãos que farão dali sua nova casa.

Cinusp

Apesar de inaugurada com a mostra “Novos olhares sobre Taiwan”, a nova sala de cinema do Anfiteatro não está pronta para uso. Naquela mostra em que houve a exibição de três curta-metragens taiwaneses, os equipamentos foram alugados. Projetor, caixas de som, cabeamento, tela, amplificador, equalizador, entre outros, estão entre os materiais pendentes listados por Tiago, funcionário administrativo do Cinusp. 

A despeito do esforço, diz ele, os equipamentos ainda não foram comprados, o que incapacita a sala para receber uma outra exibição. “A USP já aprovou o gasto, mas é um trâmite que demora meses”, continua sobre a compra dos equipamentos. 

Não é possível cravar uma data para o início do funcionamento pleno do Cinusp no novo espaço. Antes sediado no favo 37, o escritório foi um dos primeiros a se mudar para o complexo, no terceiro andar. O favo 4 continuará a exibir filmes mesmo com a futura sala do Anfiteatro. Além dessas, o Cinusp também conta com uma sala no Centro Universitário Maria Antônia. 

Coralusp

Assim como o Cinusp, o escritório do Coralusp se mudou para o Anfiteatro há aproximadamente duas semanas. Localizados antes no favo 17, computadores e outros materiais ainda encontram-se empacotados, à espera de instalação. 

Entre os vários grupos do coral, há os que estão ensaiando regularmente no novo espaço. A falta de um local próprio para as atividades é um problema recorrente na história do coral. Desse modo, coralistas relatam estarem felizes diante da perspectiva de transferência do Coralusp para o novo edifício. Dos que ensaiam no local e que foram abordados pela reportagem, nenhum apontou qualquer tipo de observação crítica.

Osusp

A Osusp dividirá uma sala com o Coralusp, mas sua administração – até o fechamento desta reportagem – não sabia ao certo quando ocorrerá a transferência para o novo edifício. Atualmente, a administração da Osusp se encontra no CDI (Centro de Difusão Internacional). 

Neste mês, a orquestra realizará um ensaio aberto ao público no Anfiteatro. Porém, no mês seguinte, o ensaio voltará a ocorrer no CDI. Os ensaios abertos são realizados sempre em locais da USP e precedem a apresentação mensal, sempre na Sala São Paulo, no centro da cidade.

Tusp

O Teatro da USP, tal como a Osusp, não tem previsão de quando irá se transferir para o Anfiteatro. Até o momento, suas atividades – tanto a administração quanto as exibições teatrais – continuam no Centro Universitário Maria Antonia. “O espaço ainda precisa de algumas adaptações quanto a equipamentos”. É o que afirma Milton, funcionário do setor administrativo e financeiro do teatro, ao comentar a nova sala de espetáculos destinada ao Tusp.

Resposta da PRCEU

Em resposta ao questionamento do Jornal do Campus a respeito de uma futura programação de atividades para o espaço, a PRCEU afirmou que “não é o caso em se falar em uma ‘programação do espaço’, pois é um prédio multiuso”.