Pelas rachaduras

Por Marcus De Rosa

Ilustração: Marcus De Rosa

A faixa pontilhada indica liberdade para trocar o caminho para onde o motorista quer ir. A seta indica a direção que o motorista pretende seguir. O traço contínuo indica que é proibido a mudança de faixa. Você tem que ir e voltar todo dia. 

A dor do feto que deixa a placenta é maior do que a da mãe que pare. Desatenção é não perceber que a placenta sempre envolve, e cada vez que se tenta ou tem de deixá-la, essa dor se repete. Ela começa quando vemos a luz passando pelas rachaduras. E cada vez mais a luz invade as rachaduras da realidade. 

Talvez você seja o último a sentir a dor da ferida, o último nascido da carne de um útero. O rebento chora ao deixar o útero. O exterior é frio, barulhento e insuportavelmente claro. A criança chora mesmo depois de adulto.

São Paulo consome em média 150 mil gigawatts de energia elétrica por hora. Um grego disse que não se cruza o mesmo rio duas vezes. 2020 marca o início da década de 20 do século XXI. 

Espécies de cigarra podem passar até 17 anos debaixo da terra até emergir e fazer a ecdise. Em países onde esse inseto é consumido, a cigarra costuma ser colhida logo após deixar o chão e realizar ecdise, quando ela ainda não reconstruiu seu exoesqueleto. Ao subir a árvore e endurecer, esta usa um órgão chamado timbau para “cantar” e encontrar um parceiro.

Ao comer, o ser humano realiza a digestão e absorve os nutrientes do alimento. O que não é aproveitado deixa o corpo na forma de fezes. Quando o alimento causa alguma reação indevida no corpo durante a digestão, o sistema digestivo realiza movimentos peristálticos inversos e causa o vômito.

O planeta Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos. Antes de existirem continentes, a massa de terra exposta na superfície do planeta se chamava Pangea. O ser humano não conviveu com os dinossauros. A superfície de Marte é inabitável. 

No final do viaduto da Radial Leste tem uma curva que leva para a igreja evangélica Renascer Hall. No Evangelho de Mateus é mostrado Jesus negando ajuda a uma mulher por pertencer a outra nação. Ao ter seu nome chamado, Jesus se sentiu obrigado a ajudar.