Serviços de atendimento psicológico on-line e gratuitos

Iniciativas buscam oferecer um espaço acolhedor de conversa e reflexão durante a pandemia

Julia M Cameron/Pexels.

Por Maria Laura López

Diferentes formas de terapia têm sido procuradas na quarentena, no geral, qualquer coisa que ajude a aliviar as sensações de angústia, ansiedade e luto. Embora um atendimento psicológico de qualidade normalmente seja pouco acessível, várias iniciativas recentes tentam suprir essa necessidade de forma on-line e gratuita. Nesta matéria o JC oferece algumas opções. 

O projeto Psicologia Solidária já reúne mais de 700 psicólogos de todo o Brasil para atender aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Para participar é só entrar em contato pelas redes sociais @psicologiasolidária.covid19. 

Para o público em geral outra opção é a iniciativa Humanidades 2020, vários psicólogos se uniram para construir um canal de atendimento aberto e direto. Por não ser voltado a nenhum grupo específico, eles já até atenderam pessoas de fora do Brasil. Os voluntários do projeto disponibilizam seus números de telefone e quem quiser ser atendido pode falar direto com eles por WhatsApp. Ana Luiza Novis, (21) 99609-9346, e a Laura Machado, (21) 98820-6989, são as psicólogas responsáveis. 

Outras opções disponíveis são alguns canais de emergência, como o do Centro de Valorização da Vida (CVV) por exemplo. Durante a pandemia eles investiram no aumento de ramais da linha 188 para melhorar o atendimento remoto, que é gratuito e está disponível 24 horas por dia. São atendimentos pontuais que podem ajudar muito em diversas situações, e caso necessário eles também podem indicar maior acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra. 

Iniciativas da USP

Na mesma linha, a Universidade de São Paulo também oferece alguns projetos, tanto para pessoas de dentro quanto de fora da Universidade. O Instituto de Psicologia (IP) da USP já trabalhava com atendimentos psicológicos gratuitos antes da Covid-19. Com a suspensão das atividades presenciais, eles não só migraram para a internet como também formularam outros modelos capazes de melhor atender a população.

Ao todo são quatro modalidades de serviço diferentes, que atendem a comunidade USP, psicólogos, profissionais de saúde e adolescentes ou pessoas com mais de 18 anos. Para se consultar ou saber outras informações é só entrar no site do Ipusp

Outra iniciativa que surgiu mais para cultivar relações saudáveis na universidade foi o Grapusp (Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na Universidade de São Paulo). O projeto trabalha, desde maio de 2019, com a temática dos vínculos no espaço universitário. Os encontros de uma hora e meia são semanais, conduzidos por psicólogos e estudantes de Psicologia. É possível participar das reuniões, agora virtuais, a partir de uma inscrição prévia feita através do formulário de acesso ou entrando em contato pelo e-mail: grapusp@usp.br.

O departamento de psicologia do campus da USP de Ribeirão Preto também oferece formas de acolhimento, escuta e atendimento psicológico gratuito para crianças e  pais ou responsáveis. O Projeto Fênix busca proporcionar uma experiência de reflexão, fortalecimento e compartilhamento de vivências  das famílias nesse período de pandemia. Os interessados podem entrar em contato com as coordenadoras pelo e-mail: projetofenixusp@gmail.com, ou pelas redes sociais do projeto (@projetofenixusp).

*Colaboraram Diego Macedo e Luccas Nunes.