Estrelando… Cinema Drive-in

Imagens da minha ida ao drive-in do cinema Petra Belas Artes no estacionamento do Memorial da América Latina

 

por Rafael Sampaio

Fotos: Rafael Sampaio

 

Quando criança, na antiga rua de casa, havia um drive-in. Pelo menos lembro de uma placa com um letreiro feito de tubos de neon azul a reluzir quase todas as noites. Naquela época, sabia dos drive-ins pelos filmes americanos. Carros antigos de capota aberta, céu escuro iluminado por estrelas, casais abraçados. Uma vez, perguntei a minha mãe se podíamos ir àquele drive-in da minha rua. Ela fez uma cara feia, questionando se eu estava louco. Não entendi…

Com mais de trinta anos, conheci um drive-in em outubro de 2020. Domingo nublado. Fui até o estacionamento do Memorial da América Latina. Ali, desde junho, funciona o Belas Artes Drive-in: parceria do cinema Petra Belas Artes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP e do Memorial.

 

Com o arrefecimento da pandemia e a reabertura dos cinemas iniciada em meados de outubro, há pouco futuro para os drive-ins.

Volto a rua da minha infância. O drive-in de lá deixou de existir há muito tempo. No terreno abandonado, vasculho os escombros na tentativa de entender a razão da recusa da minha mãe em me levar naquele drive-in. Encontro a placa que antes brilhava na sua entrada. No letreiro feito de lâmpadas agora vazias de gás neon, consigo ler: “Motel Drive-in”. Minha mãe estava certa ao não querer que eu lá fosse quando criança.

 

Arte: Rafael Sampaio