Você conhece os cineclubes da USP?

Além do Cinusp, alunos promovem alternativas gratuitas para quem quer assistir a filmes no Campus Butantã

Por Ana Mércia Brandão

Projeção no Cinusp. Além dele, outros cinemas povoam o campus. [Foto: Marcos Santos/USP Imagens]

CinIME (@camat.usp)

O CinIME existe desde 2013, mas foi interrompido em 2020 durante a pandemia de Covid-19. Em 2022, o projeto foi recuperado por um grupo de estudantes do Centro Acadêmico de Matemática, Estatística e Computação (CAMat).

Segundo Thiago Guelfi, um dos organizadores, a proposta é “exibir filmes que talvez não fossem assistidos em outro local, especialmente aqueles que não tem projeção comercial”. Entre as obras já exibidas estão longas como Drive My Car (2021), 12 Macacos (1995) e Pearl (2022). A pipoca e o refrigerante são por conta da casa.

COMO ASSISTIR: As exibições ocorrem toda sexta-feira na sala B05 do Instituto de Matemática e Estatística (IME), às 14h ou às 16h.

CineFarma (@cafbusp)

Organizado pelo Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica (CAFB), o CineFarma é a retomada pós-pandêmica de um projeto já existente em gestões anteriores do CAFB. O retorno aconteceu em junho de 2023.

10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e A Pequena Sereia (2023) foram os primeiros longas exibidos sob a nova gestão. Camila Hiraishi, diretora de marketing do CAFB, explica: “A ideia de reviver o CineFarma veio da vontade do CAFB de proporcionar aos alunos um tempo para respirar, descontrair e relembrar que a faculdade não é só sobre se estressar com prova e trabalho”. Aqui, a pipoca também é de graça.

COMO ASSISTIR: exibições a cada dois meses, no auditório verde do bloco 13A da Farmácia, o único com acesso liberado a toda a USP, já que os outros exigem digital para entrar.

Cineclube Vânia Debs (@cineclubevaniadebs)

Organizado por alunos do departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), o Vânia Debs surgiu da vontade dos alunos de usufruir dos espaços que o CTR oferece para ter contato com obras que não fazem parte da grade curricular do curso de audiovisual.

Além de exibir os filmes, o clube de cinema promove um debate sobre o que foi assistido ao final de cada sessão. Bryan Marquini, um dos membros, considera esse “o espaço perfeito para debater sobre filmes, conhecer novas pessoas e visões sobre diferentes campos”.

COMO ASSISTIR: As exibições ocorrem às terças, 14h30, e às quartas, 19h30, no auditório A do CTR.