Estudantes de Medicina da USP tem moradia invadida

A casa do estudante de medicina foi invadida durante o feriado de páscoa. O meliante violou a residência por volta das 22h do sábado, dia 11, e permaneceu no local até as 23h07min, conforme registraram as câmeras de segurança. Ele arrancou as grades das janelas e invadiu dois quartos. Na invasão do segundo quarto o bandido levou o computador portátil de um morador, que não estava na casa no momento do crime. A invasão só foi percebida horas depois da fuga, quando o estudante lesado adentrou seu quarto e viu o estrago feito na janela.

O mesmo ladrão já havia invadido a casa cinco dias antes, na madrugada de 6 de abril. Ele entrou no quarto de uma moradora que, assustada, foi averiguar as câmeras de segurança. No saguão da casa ela encontrou o invasor, que saudou-a com um “bom dia” e fugiu, após 25 minutos transitando pela casa. Essa mesma moradora teve o quarto novamente invadido no episódio do dia 11, mas não teve nenhum bem material roubado e não sofreu nenhuma agressão.

Janela da Casa do Estudante de Medicina arrombada em invasão de ladrão; roubos à residência são recorrentes (foto: Flávio Taniguchi)

Não foi a primeira vez que a casa do estudante de medicina sofreu um roubo. O morador Breno Pires de Almeida relata que antes da reforma da residência esse tipo de episódio era frequente. No dia 15 de março desse ano um ladrão já havia roubado a porta de alumínio que protege os registros de gás, na entrada da casa. Numa reunião que aconteceu no dia 17, apenas dois dias depois, a diretoria da casa pediu à Faculdade de Medicina segurança 24 horas. O pedido estava sendo encaminhado burocraticamente quando a casa foi novamente invadida, no dia 06 de abril. Após o episódio a direção da Medicina proveu em caráter de urgência uma ronda de hora em hora no período da noite. Mesmo a presença dessa ronda não foi capaz de deter o meliante que passou 67 minutos na casa, no dia 11.

O diretor da casa do estudante, Flávio Taniguchi, disse ao Jornal do Campus que um novo pedido de segurança 24 horas foi feito, “A diretoria da casa está se empenhando para resolver os problemas, mas é muita burocracia, e enquanto isso não acontece fica aquele clima de insegurança na casa. Temos medo de que algo pior possa acontecer se nada for feito”, declarou, por telefone.