Carta: sobre a cobertura da greve

Do estudante Fernando “Pardal”

Fico muito satisfeito em ver que finalmente o Jornal do Campus está colocando seus dedos na ferida e escancarando os podres desta universidade, bem como cobrindo a greve de funcionários que ocorre hoje e a repressão a estudantes que acontece, por exemplo, na FAU. Da mesma forma que se aprofundaram na questão dos terceirizados a partir da denúncia feita pelo vigilante do IME (e ainda há muito mais a falar sobre o assunto), acredito que vocês devem seguir esta linha e se aprofundar nas causas da mobilização estudantil e da greve de funcionários. Se me permitem uma sugestão: acho que o artigo sobre a greve de funcionários da última edição tratou muito da questão salarial e pouco da questão da defesa do sindicato e readmissão do Brandão, pauta prioritária da greve dos funcionários. Seria fundamental tratar deste aspecto, mesmo porque é algo que gera muitos rumores baseados apenas em especulação entre os estudantes. Algo como uma entrevista com Brandão sobre a sua demissão seria de grande valia para o debate. E, claro, que se procure também a reitoria para que ela exponha seus motivos para a demissão.

Uma pequena crítica: o glossário atualizado do Movimento Estudantil na última edição, na minha opinião, foi uma iniciativa interessante para difundir entre mais pessoas as discussões presentes hoje neste âmbito. Contudo, acredito que ele acabou ficando um pouco superficial e, desta forma, apresentou posições estereotipadas que não necessariamente refletem a opinião geral dos estudantes que participam das discussões.

Enfim, continuem o excelente trabalho que estão realizando e parabéns.

Carta enviada por Fernando “Pardal”, estudante de Letras e militante do Movimento A Plenos Pulmões, ao Jornal do Campus. Fale com a redação.