Poli e IME levam títulos na Copa USP

Copa USP conheceu campeões no vôlei e handebol; outras finais ocorrem nas próximas semanas
Jogadores de handebol do IME comemoram título da Copa USP, vencendo a Poli por um gol de diferença; foto: Yuri Gonzaga
Jogadores de handebol do IME comemoram título da Copa USP, vencendo a Poli por um gol de diferença (foto: Yuri Gonzaga)

A Copa USP 2009 consagrou neste domingo, dia 30, mais duas equipes campeãs da série azul, a primeira divisão do torneio. A Poli saiu campeã da final do vôlei feminino e o IME ficou com o título do handebol masculino.

Em jogo marcado por polêmicas com a arbitragem, o IME ganhou da Poli por 20 a 19 na final do handebol masculino. As expulsões de dois jogadores do IME, em lances muito contestados pela equipe, colocaram fogo no jogo.

O destaque positivo da partida foi o goleiro Alfredo, aluno da Matemática, por suas defesas decisivas. Entre as mais importantes, uma a 15 segundos do final, evitando o empate e garantindo o título para o IME. Na decisão do terceiro lugar na modalidade, a FEA venceu a FFLCH por 29 a 24.

Atleta da Poli lamenta a derrota após jogo muito disputado; foto: Yuri Gonzaga
Atleta da Poli lamenta a derrota após jogo muito disputado (foto: Yuri Gonzaga)

O time de vôlei feminino da Poli venceu a EEFE por três sets a zero e foi a segunda equipe a garantir o título em 2009. O primeiro set foi parelho até a marca dos vinte pontos, quando a Poli abriu vantagem e fechou em 25 a 20.

No segundo, a EEFE esteve à frente na maior parte do tempo e teve três set points a seu favor, mas deixou que a Poli empatasse e virasse em seguida. 28 a 26. O último set foi de domínio total da Poli que sacramentou o título. Diferença de onze pontos. 25 a 14. A Bio ficou com o terceiro lugar.

Politécnica vence EEFE no volêi feminino; foto: Yuri Gonzaga
Politécnica vence EEFE no volêi feminino (foto: Yuri Gonzaga)

As outras finais da série azul serão realizadas nos próximos finais de semana, mas ainda não têm datas e horários definidos pela LAAUSP (Liga da Atléticas Acadêmicas da USP). Ainda restam as finais de basquete, futsal, futebol, vôlei masculino e handebol feminino.

Errata

Diferentemente do que foi publicado na edição impressa do JC, o handebol masculino e o volêi feminino não foram os primeiros campeões da Copa USP 2009. O futsal já havia sido decidido no primeiro semestre: a EEFE foi a campeã no masculino e no feminino.

A correção já foi feita na versão online.