Garotas da USP se aventuram no rúgbi

No começo havia apenas alunas da FAU, mas hoje time joga contra grandes clubes da modalidade

Jogos de rúgbi feminino passaram a ser rotina na USP. Desde agosto do ano passado, um grupo de alunas da universidade se reúne para a prática da modalidade.

Mesmo sendo um esporte repleto de agarrões e trombadas, elas não temem o desafio. “Não precisa ser um brutamontes ou uma ogra para jogar. O time conta com meninas de vários biótipos. O mais importante é ter garra”, explica Thais Maio, aluna de Arquitetura e diretora de modalidade da equipe.

Inicialmente, o grupo contava apenas com atletas da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), entre elas algumas remanescentes de um antigo time de rúgbi da faculdade que havia acabado.

Aos poucos, o elenco foi aumentando, incluindo até mesmo jogadoras de outros institutos do Campus Butantã. A partir desse momento, a equipe desvinculava-se da FAU e passava a representar a USP dentro de campeonatos e amistosos contra outros clubes.

Jogadoras de rúgbi feminino da universidade treinam em campos de futebol; foto: Yuri Gonzaga
Jogadoras de rúgbi feminino da universidade treinam em campos de futebol (foto: Yuri Gonzaga)
Primeiros testes

A estreia das garotas em campo, já defendendo a universidade, foi logo em um torneio oficial, o Lions Sevens, no fim de 2008. E justamente contra o SPAC (São Paulo Athletic Club), um dos times mais tradicionais do rúgbi brasileiro.

Apesar da derrota, este foi o teste final para a consolidação da equipe. “Nós aprendemos muito nos treinos. Mas sua capacidade só é testada de verdade nos jogos. Lá, nós entramos com vontade, não tínhamos medo de machucar as adversárias, jogamos tudo o que sabíamos”, disse a atleta Liz Terensi, aluna do 4º semestre de Arquitetura.

A equipe voltou a entrar em uma disputa oficial em junho de 2009, no Campeonato Paulista, onde foram as terceiras colocadas. A próxima meta será a participação no Circuito Brasileiro de Rúgbi, com início previsto para o fim do ano.

Estrutura

Os treinos da equipe ocorrem nos campos de futebol do CEPE (Centro de Práticas Esportivas) da USP. Mesmo com as limitações físicas, as jogadoras conseguem adaptá-lo para a prática do esporte.

Além disso, ainda falta apoio financeiro ao time, já que a equipe ainda não conta com nenhum tipo de patrocinador. Todos os gastos são custeados pelas próprias atletas.

Para as interessadas em participar do grupo de rúgbi feminino, basta comparecer a algum dos treinamentos, que ocorrem às terças e sextas, ao meio-dia, e às segundas, às 17h.

Segundo a diretora de modalidade Thais, não é preciso nem mesmo conhecer as regras do jogo. As únicas exigências são a vontade de jogar e não temer possíveis lesões. “Meu irmão odeia me ver jogando, pois sempre apareço machucada”, conta Liz, em tom descontraído.