Debate compara propostas de reitoráveis com mediação de Heródoto Barbeiro

Jornal do Campus reúne reitoráveis da USP em debate transmitido ao vivo
O jornalista Heródoto Barbeiro

No dia 8 de Outubro de 2009 (quinta-feira), acontecerá o Debate dos Reitoráveis da USP, organizado pelo Jornal do Campus, publicação que desde 1983 defende ativamente a aplicação dos princípios democráticos na Universidade de São Paulo. A discussão será mediada pelo jornalista Heródoto Barbeiro, da rádio CBN e da TV Cultura (Fundação Padre Anchieta).

O evento será realizado no Auditório da Administração da Poli (Escola Politécnica) com a presença de membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais da USP, além de órgãos externos de imprensa (cada um com dois lugares reservados) e dos membros do Jornal do Campus. O governador José Serra e os representantes da Adusp (Associação dos Docentes), do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) também foram convidados

O debate será transmitido ao vivo, às 17h, em telão no auditório Freitas Nobre, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (Escola de Comunicações e Artes), e também pelo IPTV-USP, site que divulga vídeos referentes a atividades acadêmicas.

Saiba mais sobre a transmissão ao vivo.

Sete candidatos oficiais para o posto da reitoria confirmaram sua presença no debate: Francisco Miraglia, Glaucius Oliva, João Grandino Rodas, Ruy Alberto Corrêa Altafim, Sonia Penin, Sylvio Barros Sawaya e Wanderley Messias da Costa.

O objetivo principal do evento é confrontar simultaneamente as ideias dos candidatos à reitoria da USP frente às entidades formadoras de opinião e/ou cujo voto é determinante nas eleições. Além disso, busca-se incentivar o envolvimento da comunidade universitária e da população de São Paulo com a eleição por meio da transmissão ao vivo do evento pelo site IPTV-USP e pela visibilidade que será dada às questões da USP por meio da cobertura da imprensa externa.

Interessados na cobertura, enviem nome do veículo e até dois repórteres para o e-mail:debatereitorjc@gmail.com

Pauta de discussões

Uma série de questões polêmicas sobre a Universidade pautará o debate, como: os programas de inclusão, de ensino à distância, o próprio mecanismo das eleições, o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a produção científica e a atuação de sindicatos, associações, fundações e diretórios dentro do campus.

O Jornal do Campus reunirá todos os candidatos no mesmo dia, hora e local para que o público possa comparar as opiniões e os planos de gestão dos candidatos à Reitoria de forma imediata.

Para sugerir pautas para o Debate ou tirar dúvidas, entre em contato com os membros do JC: debatereitorjc@gmail.com | twitter: @jornaldocampus