Por que transmitir o Debate ao vivo?

O Debate dos Reitoráveis da USP do próximo dia 8 é uma iniciativa do Jornal do Campus para divulgar e permitir a comparação das propostas dos candidatos à reitoria da Universidade, cujo processo eleitoral começa no dia 20 de outubro.

A princípio, nossa intenção era fazer um debate aberto, contando com a presença in loco de estudantes, professores e funcionários. No entanto, não havia no Campus Butantã um espaço cuja infraestrutura correspondesse a essa necessidade, em datas compatíveis com as eleições para reitor e com o cronograma do Jornal. Dentro de nossas possibilidades, fechamos o evento no auditório do prédio Mário Covas Jr., da Escola Politécnica, o qual, segundo seus funcionários, tem capacidade para 190 pessoas.

A solução que encontramos para que todos pudessem assistir ao evento foi transmiti-lo ao vivo e sem cortes pelo site IPTV-USP. Para o debate, convidamos representantes do Conselho Universitário, das Congregações das Unidades e dos Conselhos Centrais, bem como entidades representativas de todas as categorias da comunidade USP, incluindo a Associação dos Docentes (Adusp), o Sindicato dos Trabalhadores (Sintusp) e o Diretório Geral dos Estudantes (DCE).

Este será o primeiro debate entre os candidatos para as eleições a reitor de 2009 organizado por estudantes. O evento não possui qualquer vínculo com interesses ou pautas de unidades/ entidades específicas da USP, comprometido exclusivamente com a Universidade como um todo.

Para superar as limitações espaciais do evento, incentivamos a participação do público, que pode sugerir perguntas aos reitoráveis por meio de nosso twitter: @jornaldocampus e e-mail: debatereitorjc@gmail.com. Também convidamos alunos, professores e funcionários para assistir a transmissão ao vivo do debate no telão do auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (Escola de Comunicações e Artes), quinta-feira (8), às 17h,

No dia 14 de outubro, lançaremos um suplemento especial com a cobertura do Debate dos Reitoráveis, que contará também com uma retrospectiva do mandato da atual reitora Suely Vilela e com uma pesquisa inédita, realizada pelo JC, sobre as expectativas que a comunidade USP tem para a gestão do novo reitor. O suplemento integrará a edição 358 do Jornal do Campus, cuja tiragem de 10.200 exemplares será distribuída em todos os campi de São Paulo, incluindo a Faculdade de Direito, de Medicina e Escola de Artes Ciências e Humanidades.