Devolução de arquivos por ocupantes não garante diálogo com Coseas

Coseas ocupadaMembros do movimento,que tem ocupado a sede da Divisão de Promoção Social da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas), entregaram documentos que continham informações confidenciais, pessoais e acadêmicas, de moradores do Crusp. Os documentos, entregues em 28 de abril, 13 dias após sua posse, foram recebidos pelo próprio coordenador da Coseas, professor Waldyr Antônio Jorge.

A entrega envolveu a devolução de documentos e computadores que, por orientação da Consultoria Jurídica, foram armazenados em um caminhão baú e lacrados pela Polícia Civil, para garantir a integridade dos mesmo. Uma comissão foi formada por parte da Coseas para organizar os documentos, que teve seus trabalhos interrompidos devido à greve.

Waldyr na ato da entrega (foto: Fabrício Lobel)
Waldyr na ato da entrega (foto: Fabrício Lobel)
Questionado se o ato representa uma retomada ao diálogo por parte do movimento, Waldyr Jorge disse que o diálogo havia sido retomado previamente pela Coseas. Durante a entrega dos documentos,o novo coordenador afirmou desconhecer formalmente a pauta de reivindicações.

No entanto, foi apresentada uma cópia de um documento, protocolado pela Coseas no dia 24 de março, no qual foi apresentada a pauta de reivindicações à Coseas.

“Não basta protocolar um documento e esperar que a situação seja resolvida pela Coseas”, afirma Waldyr Jorge que se diz impossibilitado de continuar tentando entrar em contato com os ocupantes uma vez que os serviços da Coseas se encontram paralisados pela greve. O coordenador ainda reforçou sua disposição a realizar uma reunião com os membros do movimento de ocupação. Jorge confirmou que o uso da força é descartado.

Tumulto na entrega

Em meio à devolução, um membro do movimento contrário à ocupação, que tentava tirar fotos dos ocupantes, foi hostilizado. Ele afirmou que integrantes do movimento já o haviam ameaçado antes.