Medicina começa do zero após erro em 2009

Equipe atropelou a FAU por 71 a 20 no basquete masculino na segunda rodada (foto: William Paiva)

A Copa USP de 2010 começou com um fato curioso. Devido um erro durante as inscrições no ano anterior, a atlética da Medicina, uma das maiores da universidade, tem de começar do zero disputando todas as modalidades na série laranja, espécie de segunda divisão da competição. “Por um descuido interno a inscrição não foi feita dentro do prazo e acabamos não participando daquela edição”, explica Paulo Cesar, diretor geral de esportes da associação.

Em 2009, ano em que não disputou a Copa USP, a Medicina procurou outras competições para cobrir a falta de jogos, precisando para isso gastar mais com as inscrições de suas equipes. O time de futsal masculino chegou até a disputar a divisão especial do Campeonato Metropolitano, competição de alto nível organizada pela federação paulista de futsal. “Foram marcados muitos amistosos para o preparo das nossas equipes para o InterUSP e para preencher o nosso calendário do primeiro semestre. A atlética teve que arcar com alguns gastos a mais em outros campeonatos, também organizamos um quadrangular amistoso em nossa quadra para suprir a falta de jogos”, diz Paulo. A grande vantagem na preparação foi a estrutura disponível aos atletas, já que a atlética possui um clube como sede que conta com um complexo poliesportivo.

Para o diretor o grande prejuízo nesse ano é ter de enfrentar equipes com nível técnico mais baixo. “Às vezes esses jogos tem pouco valor na preparação das nossas equipes para a InterUSP o que poderia prejudicar um pouco”. Caso a medicina disputasse a Copa USP em 2009, somente o futsal masculino e o basquete masculino disputariam a série laranja. A grande prejudicada foi a equipe de vôlei masculino, que tinha acabado de conseguir o acesso para a série azul.

Desempenho após
seis finais de semana

Modalidade Jogos Vitórias
Vôlei masc. 2 2
Vôlei fem. 3 3
Basquete masc. 2 2
Basquete fem. 2 2
Handebol masc. 1 1
Handebol fem. 2 2
Futsal masc. 1 0
Futsal fem. 2 2
Futebol masc. 2 1
Fonte: Laausp

Até agora a medicina ainda briga pelo acesso à série azul em todas as modalidades, liderando a chave em boa parte delas (ver quadro). Paulo acredita que todas as equipes da atlética tem condições de conseguir voltar a elite do esporte na universidade. “A disputa está muito boa, alguns jogos são fáceis mas em todos os jogos entramos com tudo para poder vencer, a expectativa é de tentar subir para a série azul em todas as modalidades nesse ano. Nossas equipes até agora estão fazendo bem o seu papel vencendo a grande maioria dos jogos, todas nossas equipes possuem boas chances de ir para a fase final da Copa USP.”

Após seis finais de semana, a Medicina não venceu apenas duas partidas: empate no futsal masculino e derrota no futebol de campo.