Coordenadoria do Espaço Físico tenta demolir área de convivência de alunos

Alunos da Escola de Comunicações e Artes se surpreenderam na manhã desta segunda-feira (22), ao encontrarem funcionários da Coordenadoria do Espaço Físico da USP (Coesf) demolindo a marretadas o chamado Canil, um espaço de convivência usado pelos alunos desde 2006, e que antigamente servia de abrigo para cães abandonados no campus.

Ao ficarem sabendo da demolição, vários estudantes saíram de suas aulas e foram protestar contra a ação da Coesf. O diretor da ECA, Mauro Wilton, ao receber a notícia, informou que não havia sido avisado e mandou paralisar a ação, o que logo foi feito pelos técnicos responsáveis. A diretoria da Escola também enviou um comunicado pedindo que a Coesf abrisse uma negociação com os estudantes do Centro Acadêmico.

Segundo o diretor da Coesf, Antonio Massola, “a demolição começou sem a aprovação do Conselho Gestor do Campus, e sem uma comunicação com a ECA, por isso foi paralisada”. Ainda de acordo com Massola,” a demolição vai se prosperar, pois faz parte de um projeto de reurbanização de toda a área em volta do prédio da Antiga Reitoria”.

Ao ser questionado sobre o espaço ser utilizado por alunos para saraus, apresentações e exposições, o diretor da Coesf foi enfático: “Eles terão que ir para outro lugar”. Guilherme Xavier, membro do C.A. e representante discente no conselho da ECA, diz que os alunos temem que “essa demolição seja feita no período de férias, um momento em que os alunos teriam menos força para impedir, o que é um ato de covardia”.

Guilherme completa que pretende levar todas as informações possíveis para os alunos, para que eles possam se mobilizar, uma vez que o canil “é um espaço de produção cultural muito forte dentro da organização estudantil”. Os estudantes organizaram uma assembléia que ocorrerá hoje (22/11) às 18h no próprio Canil.