Bolsa Livros abre inscrições

A Edusp, Editora da USP, atua em diversos campi, oferecendo livros relacionados às carreiras de cada campus. No entanto, os alunos afirmam que não é possível arcar com o custo da Edusp e outras livrarias. “O preço do livro é muito inacessível. Não só na Edusp como em outras livrarias”, diz Taciane Ferreira, aluna de Letras na FFLCH. Ela opta por xerocar o material ou emprestar os livros da biblioteca.

Livros da Coleção Uspiana, por exemplo, têm preços elevados, que giram em torno de 200, 300 reais. Plinio Martins Filho, diretor presidente da Edusp explica que são livros de arte, que costumam ser mais caros. E são feitos com material diferenciado, como papel couchet e capa dura.

Ajuda de custo

E se os alunos que não podem arcar com grandes despesas ganhassem para comprar livros? É o que vai ocorrer a partir desse ano. A Coseas (Coordenadoria de Assistência Social), em parceria com a Edusp, criou mais um apoio com o qual os alunos podem contar: o Bolsa Livros.

Para 2011, a universidade disponibilizou uma verba de R$600 mil. Serão distribuídas um total de 500 bolsas a alunos de todos os campi, divididas proporcionalmente. Cada aluno terá crédito de R$120 mensais, para serem gastos somente com livros das livrarias da Edusp. A bolsa tem duração de dez meses.

Os créditos ficarão registrados no sistema da Edusp. O bolsista identifica-se e o atendente da Edusp informa qual o seu crédito.

O crédito é cumulativo. Ou seja, se o aluno gastar R$40 no primeiro mês em livros, ele terá R$ 200 no mês seguinte e assim por diante.

Qualquer aluno ou professor tem 50% de desconto da editora quando compra nas livrarias próprias. Ainda não se definiu o procedimento para alunos de campi sem livrarias da Edusp. “A gente está estudando a forma mais segura de atender por internet quem não tem acesso diretos às livrarias”, de acordo com Plinio.

Basta realizar a inscrição na Coseas até 18 de maio, reunir documentos e passar no processo de seleção, que funciona como o das bolsas, que é baseada em critérios sócio-econômicos.

Encontre livros mais em conta:

• Saldões: livros encalhados são encontrados a preços baixos, em torno de R$10 na própria Edusp.
  • Sebos: muitas unidades da USP contam com sebos móveis, que vendem livros do interesse de cada curso.
  • Festa do Livro: ocorre sempre no final do ano. As editoras são convidadas a montar seus estandes, sem custo. A condição é o desconto de 50% em nos livros.