JC apresenta Charleaux

Nas próximas edições do Jornal do Campus, nós teremos como ombudsman o jornalista João Paulo Charleaux. Até o final deste ano, ele irá colocar-se na posição de leitor do JC e avaliar todo o conteúdo que é veiculado pelo jornal de uma maneira crítica. Sendo assim, a cada edição do JC nós teremos uma avaliação na íntegra da edição anterior, produzida pelo jornalista.

Charleaux atualmente é o coordenador de comunicação da Conectas Direitos Humanos. Trabalhou no Estado de S. Paulo como editor assistente da seção internacional entre 2008 e 2011 e no último ano tem trabalhado para a Folha de S. Paulo em Santiago, do Chile. Para a Folha ainda, Charleaux escreve sobre cultura e direito internacional. O jornalista também possui uma coluna mensal no site jurídico “Última Instância”, que integra o UOL, considerado um dos maiores portais de notícia do país.

Entre os anos de 2001 e 2008, o jornalista atuou como porta-voz do CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha – para o Brasil, a Argentina, o Chile, o Uruguai e o Paraguai. Além disso, há 10 anos, Charleaux coordena o curso de jornalismo em situações de conflito armado e outras situações de violência, realizado em São Paulo numa parceria do CICV com a Oboré e a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – e as maiores escolas de jornalismo do estado. Duas versões desse curso também foram coordenadas por ele, uma em Buenos Aires, no ano de 2004, e outra em Santiago, em 2007.

Em 2007 e 2008, Charleaux foi convidado para ministrar palestras no curso de jornalistas em áreas de conflito pelas Nações Unidas e pelo Centro de Preparação para Missões de Paz do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro.

Recentemente, o jornalista tem colaborado com a rádio França Internacional, a revista Carta Capital, o jornal Le Monde Diplomatique, a rádio Popular de Milão, a rádio Interworld (Panos London), a Rádio Netherland e a Agência Poonal de Berlim.

Para saber mais informações sobre Charleaux e conhecer algumas de suas produções, basta visitar o seu site: charleaux.wordpress.com.