Ranking de Tênis comemora 30 anos

Criado em setembro de 1983, o projeto Ranking de Tênis do CEPEUSP está completando 30 anos. Coordenado pelo professor Thales Bon (EEFE), o ranking conta hoje com mais de 160 participantes, entre alunos, professores, funcionários e dependentes.

O que chama a atenção no projeto é seu regulamento, que estimula a competitividade sem permitir que os mais fracos desanimem e parem de jogar, já que as derrotas não resultam em eliminação. O regulamento também garante pé de igualdade entre os jogadores de uma partida. O último lugar só pode desafiar o penúltimo colocado, que só pode desafiar o antepenúltimo e assim por diante. Desta forma, o nível técnico entre desafiante e desafiado costuma ser próximo. “É uma maneira de o atleta progredir gradualmente enquanto escala a tabela, jogando cada vez com um adversário mais forte que ele”, explica Bon.

Os novos participantes entram no ranking na última colocação. Para evitar que tenham que disputar mais dezenas de partidas para chegar à ponta do ranking, a cada três vitórias consecutivas, o jogador pode pular algumas posições, ou desafiar um rankista melhor colocado, para tomar-lhe sua posição.

Além disso, ingressantes que já possuem nível técnico atestado por alguma associação atlética entram diretamente na elite da tabela, entre os 30 primeiros. É o caso de David Campbel, aluno de Filosofia da FFLCH, líder desde 2009. “O ranking me deu volume de jogo por causa da frequência, e confiança porque estou sempre sendo desafiado”, conta o atleta, que está invicto há 26 partidas.

Mais antigo entre os rankistas, o funcionário da reitoria Marcos Borba Jardim, de 51 anos, está entre os 20 primeiros colocados desde que entrou no ranking, em 1986. Com 175 jogos e 95 vitórias, o veterano conta que ganhou mais amigos do que partidas. “Como o regulamento faz com que joguemos com pessoas do mesmo patamar que o nosso, acabamos jogando várias vezes com as mesmas pessoas. Vira um jogo entre amigos”.

As rodadas do ranking acontecem todos os sábados e domingos, a partir das 8h30. Competidores também podem marcar jogos durante a semana, desde que sigam suas posições na tabela. Às quartas-feiras, um software desenvolvido por um rankista e pós-graduando do IAG contabiliza as novas pontuações, reorganiza o ranking e solta a escala com as partidas da próxima rodada.