Tenda temporária supre carência provocada por reformas

A enorme armação que está sendo erguida na Praça do Relógio desde agosto já intrigou muitos transeuntes que passavam pelo local. Poucos foram, porém, os curiosos que chegaram a ir até lá saber do que se tratava. Para os não tão, mas, ainda assim, curiosos, existe o Jornal do Campus.

O espaço, nomeado Tenda Cultural Ortega y Gasset, nome idealizado pela professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, é assim chamado em homenagem ao filósofo espanhol José Ortega y Gasset, que teve sua obra muito estudada no Brasil e na América Latina como um todo. A previsão de conclusão da montagem da sua estrutura e abertura ao público é outubro deste ano, ainda sem data definida.

Construído primordialmente para suprir a carência de espaço em função da reforma no Anfiteatro de Congressos e Convenções Camargo Guarnieri, a tenda possuirá um auditório de 565 lugares, uma cafeteria, uma livraria, um espaço para exposições, um painel de projeção ao ar livre e uma varanda, na qual estão previstas 30 mesas, criando um espaço de convivência. A proposta é de que a tenda seja utilizada para a realização de palestras, debates, conferências, apresentações artísticas, exposições, oficinas e workshops.

Dentre os eventos já confirmados, a realização do “Seminário Internacional Emancipação, Inclusão e Exclusão: Desafios do Passado e do Presente”, coordenado por professores da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e com a de Cultura e Extensão.

Durante o período de dez meses, os frequentadores da USP poderão encontrá-la na Praça do Relógio, quando, finalmente, a tenda será desmontada, em julho de 2014. Há, porém, propostas de montagem de novas tendas em outros campi da Univerisade, mas isso será avaliado a partir da experiência na Cidade Universitária.

No início da obra, alguns funcionários não sabiam ao certo para qual fim a estrutura se destinaria e, por isso, chegaram a ventilar a hipótese que seria um espaço para a exposição de alguma feira do livro. Entrando em contato com os responsáveis e idealizadores, o Jornal do Campus descobriu que, pelo menos até o momento, não há nenhuma proposta de se realizar tal feira. O equívoco talvez tenha se dado por conta de o projeto da tenda ter sido inspirado na estrutura e concepção da Festa Literária Internacional de Parati, a FLIP.

Assim como acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri, a utilização do espaço para eventuais colações de grau serão definidas a partir das solicitações recebidas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão para este fim, não sendo conclusivo afirmar que novas colações serão realizadas no espaço da Tenda.

As obras de reforma do Anfiteatro Camargo Guarnieri estão sob a responsabilidade da Superintendência do Espaço Físico, a SEF, e, segundo informações oficiais, as obras tiveram início em 01 de agosto de 2013, e tem previsão de conclusão em 12 meses.

A tenda ficará pronta em outubro e abrigará diversos eventos culturais. Foto: Juliana Pinheiro Prado