Projeto dá um start na produção de games

Grupo USPGameDev, formado por alunos, vê crescimento na área dos jogos como estímulo para suas criações3D
Pesquisas realizadas por empresas de con­sultoria internacio­nais mostram que o mercado de videogames no Brasil cresce em ritmo acelerado, acima da média mundial. Esse cenário estimula o de­senvolvimento de produto­ras independentes nacio­nais. Uma delas se encontra dentro da Universidade de São Paulo. O grupo USPGa­meDev, formado por alunos de graduação, vê esse aumento como um incentivo para rea­lizar projetos mais ambiciosos e para propagar os video­games como meio de cultura.

Um levantamento realizado pela empresa de consultoria americana PwC mostra que a área de jogos crescerá mais de 14% no Brasil até 2017, valor duas vezes maior que a taxa de crescimento mundial. Para Vinícius Daros, membro e co­fundador do USPGameDev, isso fomenta a produção de games independentes. “Em 2009, ano de início do projeto, nós mexíamos com jogos por curiosidade, mas não tínhamos a pretensão de entrar em uma empresa”, ele diz. “Somente existiam os estúdios gigantes”. Porém, conforme o tempo passou, muitas empresas, exclusivas para esse tipo de produção, começaram a surgir. “Eu acho que as pessoas veem mais es­peranças em trabalhar nesse meio. Um estudante de Física que entrou no grupo disse que pretende utilizar os co­nhecimentos agregados aqui para entrar em uma empresa de jogos. Isso é estimulante”.

Esse clima de desenvolvi­mento influencia também os projetos do grupo. Para este ano, há planos para iniciar a produção do primeiro jogo 3D criado pelos alunos. Um motor gráfico, responsável pelos visuais do jogo, foi concebido pelos próprios docentes para o lançamento de seu primeiro jogo, Horus Eye — game de ação com gráficos 2D, ambientado no Egito Antigo —, em 2010. Agora, esse motor está sendo incrementado para produzir modelos em três dimensões, que serão inseridos em um futuro jogo. O projeto encon­tra-se em processo de brains­torming e os trabalhos de programação estão previstos para começar pouco antes das férias de meio de ano.

Games como cultura

O crescimento do merca­do também levanta a questão dos games como plata­forma cultu­ral. Muitas pessoas su­bestimam o valor dos games como meio de co­municação. Em 2013, a Ministra da Cultura Marta Suplicy chegou a negar a classificação de jo­gos como produtos culturais, dentro do vale-cultura ofere­cido pelo Governo.

Para Fernando Talietta, membro do grupo e estudante da Faculdade de Economia, Administração e Contabili­dade (FEA), esse preconceito se deve ao início dos jogos eletrônicos. “Os games come­çaram com uma base muito mecânica”, diz Talietta. “A pri­meira relação jogador/game era o desafio, e não a comuni­cação. Agora, com o desen­volvimento de elementos como a história e a arte, esse paradigma mudou. Mas o preconceito ainda existe”. Daros acredita que aqueles que não conhecem o processo de criação de jogos, muitas vezes, os veem como simples brinquedos. Porém, a produ­ção de obras como essas leva em conta o contexto e o meio em que o programador vive. “A nova geração vai enxergar esse aspecto de maneira mui­to natural, pois, para ela, isso estará incorporado ao dia-a­-dia”, ele afirma.

Trabalho colaborativo

O grupo USPGameDev possui, em sua maioria, alu­nos do Instituto de Mate­mática e Estatística (IME) e da Escola Politécnica (Poli). Porém, alunos de qualquer unidade da Universidade podem participar dos traba­lhos. Já passaram pelo grupo estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Escola de Comunica­ções e Artes (ECA), além da própria FEA. Daros afirma que essa diversificação de áreas é boa para o grupo, pois o ajuda a crescer e a ter ideias diferentes. “Desenvol­ver jogo é algo que precisa de uma multidisciplinarida­de grande. São necessárias pessoas para programar, para fazer a arte, para pensar em narrativa e para montar a mecânica de jogo. Então sempre gostamos quando existem pessoas que pensam [de um modo] diferente”.

Aqueles interessados em participar do desenvolvi­mento dos novos projetos do USPGameDev podem entrar em contato com o grupo através do e-mail contato@uspgamedev.org. Também podem participar das reuni­ões, que ocorrem às segun­das, quartas e quintas-feiras, das 14h às 18h, na sala C1-10, no prédio do Biênio, na Poli.