EACH terá prefeitura própria

Decisão tomada pelo Conselho Universitário facilita atividades e procedimentos externos no campus

Uma prefeitura para o campus Leste da Universidade foi a decisão do Conselho Universitário (Co), que ocorreu no dia 19 deste mês. O pedido, protocolado desde 2014, foi aceito com o intuito de dar maior autonomia para o campus resolver questões próprias.

Para a diretoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a criação da prefeitura trará benefícios para o campus, uma vez que poderá tratar e solucionar problemas específicos da área, como o contato com a CPTM, Ecovias, entre outros. “Acredito que a criação da Prefeitura é uma decisão acertada para resolver eficientemente questões do dia a dia, deixando a EACH cuidar melhor de suas próprias atribuições, participando, naturalmente, do conselho gestor e do que for necessário”, afirma a Profa. Maria Cristina Motta de Toledo, diretora da EACH.

A prefeitura auxiliará a universidade com as questões externas e estruturais do local.  Entre  principais questões a serem resolvidas pela diretoria, há necessidade de contato frequente com a CPTM, devido às obras de construção da linha Jade, e as interferências na área do campus. O contato com a Polícia militar e ECOVIAS (para tratar de eventuais ocorrências envolvendo os acessos da universidade) também fará parte das atividades da prefeitura. Além disso, a prefeitura poderá auxiliar na negociação de utilização das áreas externas entre a universidade e a comunidade do entorno;

Outra contribuição para o campus com a criação da prefeitura será a de iniciar contato com as instituições bancárias para implantação e adequação das instalações de agências na área. Para contribuir com as ações sociais que extrapolam o âmbito da universidade, a prefeitura também será a responsável por se aproximar e negociar com lideranças comunitárias da região.

Ainda não há nomes definidos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, decisão que será tomada pela reitoria da universidade. As demais nomeações para cargos de superintendência e transferência de funcionários também não foram discutidas pela reitoria e diretoria.

Carolina Pulice