Projeto da FEA auxilia público a resolver finanças

Serviço de Orientação Financeira já atendeu 174 pessoas desde julho do ano passado

O Serviço de Orientação Financeira da Faculdade (SOF) da Faculdade de Economia e Administração celebra nove meses de serviços prestados ao público, e com aumento na procura por orientação especializada.

Idealizado pelo professor Rodrigo De Losso e ingestado na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o projeto, que é uma extensão universitária, passou a ser executado na FEA em março de 2015 com o objetivo de oferecer orientação financeira a famílias e indivíduos que necessitam superar situações econômico-financeiras difíceis, realizar um planejamento orçamentário familiar ou planejar a aquisição de um bem (imóvel, carro, viagem).

Para os organizadores, duas ideias principais embasam o projeto: a de oferecer à sociedade um serviço em retribuição aos recursos dados à universidade, e dar aos alunos da instituição a oportunidade de utilizar e aperfeiçoar seus conhecimentos em casos concretos e em benefício de terceiros.

Coordenado por professores e profissionais da área, alunos da faculdade orientam os interessados em diferentes áreas financeiras, desde  dúvidas sobre dívidas e como se organizar para pagá-las, até planejamento para aquisição de bens ou planejamento para a sua aposentadoria.

Tainá Pacheco, aluna de Economia, participou do projeto em 2015, e diz que viu uma oportunidade de aplicar o que aprendeu nas aulas e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas. “Quando estamos em uma faculdade que lida diretamente com questões financeiras, passamos a achar normal que as pessoas saibam lidar com o dinheiro, seja no planejamento mensal (para não se endividar) ou no planejamento de longo prazo com investimentos”, comenta. “O SOF me mostrou que falta muita educação financeira na nossa vida, que só de você ajudar a pessoa a organizar os gastos, colocando-os numa planilha pode ser suficiente para que ela consiga fechar o mês no azul”, afirma.

Aluna da FEA auxilia pessoas com dúvidas financeiras (Foto: Heloísa Iaconis)

Inicialmente, eram atendidos apenas funcionários da faculdade e da Fipe, num período de adaptação de alunos e dos próprios organizadores. Mas em junho do ano passado, o projeto passou a atender o público em geral, mediante marcação de horário. Com isso, a procura já ultrapassou a marca de 174 pessoas desde a abertura e, de acordo com o projeto, já há  agendamentos para até metade de maio deste ano.

Raphael Bueno, também aluno de Economia, participou do projeto desde o início e diz que se sentiu gratificado em ajudar as pessoas e depois reencontrá-las com os problemas resolvidos. “A experiência foi sensacional, o contato com as pessoas e com problemas reais, podendo compartilhar o conhecimento adquirido na faculdade foi algo que realmente me marcou”, afirma.

Perspectivas Os organizadores do projeto acreditam que com o recente aumento da taxa de desemprego no Brasil, muitas pessoas terão mais dificuldade em honrar seus compromissos financeiros, e, por isso, a procura pelas orientações oferecidas pelo SOF aumentará nos próximos meses.

Além disso, com a atual crise financeira denominada no país, a organização e responsabilidade de cada pessoa pode contribuir para uma possível solução econômica no âmbito federal.

Isso porque, para o idealizador do projeto, a partir do momento em que as pessoas gerenciarem melhor suas finanças, haverá uma melhoria na qualidade econômica geral do país. “As pessoas saberão melhor o que exigir do ofertante, por exemplo”, afirma o professor De Losso.

Carolina Pulice