Aucani suspende bolsas para intercâmbio

Novo edital já foi aberto, mas poucas explicações foram concedidas ao longo de uma semana
Carolina Mantovani e Carolina Benazzato, estudantes da FFLCH, descobriram o cancelamento do edital por conta própria e reclamam sobre a falta de informações (Foto: Bianka Vieira)
Carolina Mantovani e Carolina Benazzato, estudantes da FFLCH, descobriram o cancelamento do edital por conta própria e reclamam sobre a falta de informações (Foto: Bianka Vieira)

Foi com surpresa que Carolina Benazzato deparou-se com a notícia de que o edital pelo qual concorria à bolsa no valor de R$ 20 mil estava cancelado. O dinheiro, ela conta, seria destinado a gastos com moradia, transporte e alimentação durante os seis meses de intercâmbio que passaria na Università di Torino, Itália. “É muito frustrante. Eu já estava fazendo vários planos, indo atrás de moradia e tudo o mais, para depois checar o arquivo [do edital] e ver que ele foi cancelado assim, do nada”, diz a estudante do quinto ano de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). “São muitos gastos, eu não tenho nenhuma condição de ir pra lá sem a bolsa”.

Infelizmente, Carolina não estava sozinha: outros 99 alunos de diversas unidades da USP também perderam o benefício cedido pelo Edital 543/2016, nomeado como Bolsa Mérito do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP. A notícia, no entanto, sequer foi divulgada. Para saber do cancelamento — que veio a público no dia 10 de setembro — era necessário que o aluno acessasse o Sistema Mundus e baixasse a última versão retificada do arquivo. Só então ele teria acesso à breve informação de que, em função de questionamentos sobre pontos do edital, uma recomendação jurídica da própria USP levou ao seu cancelamento. E isso era tudo.

Falta de comunicação

Carolina Mantovani, também estudante da Letras, reclama ao contar que não fora comunicada por e-mail ou telefone. “Eles divulgam um cancelamento de edital através de uma retificação sem notificação. Isso é muito grave!”, afirma. Nesse sentido, sua colega Benazzato endossa a afirmação e atenta para a possibilidade de que alguns alunos ainda não saibam do cancelamento, como um amigo seu que já tinha comprado passagens aéreas para o intercâmbio na Alemanha. “Deve ter gente que se viu como ‘classificado’ e não entrou de novo no arquivo para ver que foi cancelado. Esse meu amigo mesmo só ficou sabendo da notícia por mim, mas até aí ele já tinha comprado as passagens. É possível que agora ele fique no prejuízo”, afirma.

Os problemas, no entanto, não pararam por aí. Em busca de esclarecimentos, as duas alunas afirmam ter entrado em contato com a Aucani, mas dizem que não obtiveram respostas concretas. “Muita gente mandou e-mail e ligou, eu mesma mandei três e-mails para a Aucani. Eles só falam que é por motivos jurídicos, mas não especificam quais. Nem uma justificativa decente a gente tem”, explica Carolina Benazzato. “No dia em que isso aconteceu, muita gente foi atrás pra ver o que estava acontecendo, mas nem as unidades de Cooperação Internacional tinham sido notificadas pela Aucani.”

Das 23 unidades que tiveram alunos selecionados para o intercâmbio e foram contatadas pelo JC, 13 delas deram um retorno até a manhã do dia 17 de outubro sobre o assunto. Assim como os alunos, todas elas afirmaram, unanimemente, não terem recebido qualquer informação ou instrução oficial da Aucani durante a semana em que o edital foi cancelado.

“Estamos surpresos tanto quanto os alunos”, afirmou a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades); “Me disseram que qualquer comunicação sobre o 543 deve ser feita pelo Fale Conosco. Disse que já enviei o um Fale Conosco, mas ainda não obtive resposta. Eles disseram para aguardar”, conta Claudia Sarkis Rezende, responsável pela seção de assuntos internacionais da FDRP (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto).

Enfim, o novo edital

Foi somente na tarde do dia 17, uma semana após o cancelamento, que um novo edital para o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional, o 590/2016, apareceu no Sistema Mundus. Com inscrições abertas até às 12 horas do dia 31 de outubro, ele mantém a concessão de 100 bolsas de R$ 20 mil para intercâmbios a serem realizados entre 2 de janeiro e 30 de junho de 2017.

Em relação ao edital cancelado, o novo documento apresenta algumas mudanças. Se antes as inscrições online deveriam ser feitas exclusivamente pelos alunos, por exemplo, agora ela é de responsabilidade da CRInt ou CCInt da Unidade USP.

Houve também alteração no prazo para a prestação de contas dos benefícios concedidos pelo Programa de Bolsas: de 30 dias, agora o estudante terá 90 dias para entregar a documentação após o término do intercâmbio.

O novo edital, por sua vez, não garante vaga aos alunos anteriormente classificados pelo edital 543/2016. Todos eles deverão participar novamente do processo burocrático de entrega de documentos para concorrer à bolsa de estudos.

Confusão com a papelada?

Anteriormente ao lançamento desse novo edital, o presidente da Aucani Raul Machado Neto foi procurado diversas vezes pela nossa reportagem. Em uma dessas ocasiões, ele limitou-se a responder que a decisão foi tomada para que não houvesse prejuízo aos alunos, mas sem especificar o que ou quais seriam.

Apesar de não serem apontados como parte da justificativa oficial, alguns casos encontrados pelo JC confirmam o questionamento sugerido a despeito do processo seletivo. Um deles é o de Amanda Doi, estudante da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, que conta que não foi aceita por “ter dependências em disciplinas obrigatórias”; a verdade é que não possuía nenhuma pendência do tipo. “Não esperava que este tipo de erro pudesse acontecer. Foi falta de atenção ao examinar meu resumo escolar”.

Giovanna Chencci, que cursa Jornalismo na ECA (Escola de Comunidações e Artes), também teve de lidar com algumas confusões. “Na hora da minha inscrição, ao invés de considerarem o edital de intercâmbio para o qual fui aprovada, só consideraram um outro em que eu estava na lista de espera”, conta Giovanna. “Isso mostra que eles não checaram os documentos enviados”, diz.outros editais lançados anteriormente [em comparação com o 543/2016]. Mas, assim como qualquer outro documento, ele estava suscetível a questionamen