Júpiter apresenta nova tela de matrícula

Foto: Mariana Mallet

A Pró Reitoria de Graduação realizou mudanças na tela de matrícula do Jupiterweb, referente ao segundo semestre de 2017, com o intuito de tornar seu uso mais prático. Responsável pelo gerenciamento da graduação na USP, o sistema é utilizado para realizar matrículas em disciplinas, solicitar documentos e acompanhar o desenvolvimento no curso. A plataforma é alvo de muitas críticas por parte de alunos, devido a seus frequentes problemas operacionais e difícil manejo de suas funções.

A primeira interação de matrícula se encerrou no dia 26 de junho. Ao acessar o Júpiter para realizar a inscrição, os estudantes se depararam com uma tela diferente e uma nova dinâmica. A principal novidade é a presença de um filtro que permite a realização de uma busca de disciplinas optativas por dia e/ou horário. Além disso, a montagem da grade horária é evidenciada, facilitando a identificação de horários conflitantes (mais de uma matéria no mesmo dia e horário). Uma aba separada denominada “Finalizar Matrícula” foi criada. Nela, o aluno deve informar quantas matérias optativas pretende cursar e hierarquizar suas prioridades de matrícula. Por fim, ele deve salvar suas inscrições atuais.

Entre os alunos, a avaliação da mudança foi positiva. Dimítria Coutinho, aluna da ECA, aprovou o novo formato. “Melhorou demais! Ficou bastante intuitivo e bem mais organizado. Facilitou para visualizar na hora de escolher disciplinas por dia e hora”. Já Luana Torres, estudante de Relações Públicas, elogiou o mecanismo que identifica disciplinas cadastradas no mesmo horário. “Agora, na hora de adicionar uma disciplina, o sistema já mostra o conflito. Antes era necessário tentar finalizar a matrícula para ver”.

Um tutorial detalhando passo a passo o procedimento de matrícula foi disponibilizado no site do Júpiter Web. A segunda e última interação de matrícula ocorre entre os dias 3 e 10 de julho.

Inserção de Notas

A processo de inserção das notas no Júpiter é desconhecido por parte dos alunos. Celso Luís Oliveira Junior, técnico de graduação do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), explica que inserir os dados no sistema é tarefa dos próprios professores. “Cada um tem sua senha no Júpiter e eles mesmos devem preencher a tabela de notas e frequência dos alunos”. No entanto, ele pontua que, devido a uma questão cultural, muitos professores delegam a tarefa para os funcionários da secretaria do Departamento. Devido à essa prática, erros e ausência de dados são frequentes no sistema. Isso gera demora da divulgação das notas por parte de alguns professores: “Não há um prazo de fechamento completo do sistema. Por isso, muitos acabam ultrapassando a data final contida no calendário de graduação para liberação das notas”. Celso também entende que o tempo que os professores têm para efetuar suas correções após o término das aulas é pequeno.  Nesse semestre, o prazo final para cadastro das notas no sistema é no dia 11 de julho.